Governo cria Subgrupo Técnico para fiscalizar conectividade em escolas públicas com recursos do 5G

Grupo terá representantes do MCom, Anatel, MEC e operadoras da faixa de 26 GHz; EACE será acompanhada em sua execução financeira e metas.

(crédito: Freepik)

O Ministério das Comunicações (MCom) criou o Subgrupo Técnico do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE), responsável por fornecer subsídios técnicos às decisões sobre a execução do Compromisso de Conectividade em Escolas Públicas de Educação Básica, estabelecido no Edital do 5G. O novo Subgrupo Técnico vai monitorar a EACE (Entidade Administradora da Conectividade de Escolas), responsável por operacionalizar os projetos financiados com os recursos do leilão da faixa de 26 GHz.

A criação foi formalizada pela Portaria MCOM nº 16.934, de 14 de março de 2025, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 28 de março.

Estrutura

O Subgrupo Técnico será formado por até dois representantes de cada um dos seguintes órgãos: Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério da Educação (MEC) e proponentes vencedoras da faixa de 26 GHz. A coordenação caberá ao MCom. A EACE terá participação como convidada observadora e deverá apresentar seus resultados de conexão de escolas.

A medida visa reforçar a governança técnica e a fiscalização das ações da EACE. O grupo terá competência para propor ajustes, melhorias e ações corretivas, além de monitorar a execução física e financeira dos projetos e o cumprimento das metas de conectividade.

Obrigações da EACE no projeto de conexão de escolas

A portaria determina que a EACE apresente periodicamente ao Subgrupo Técnico:

  • Plano anual de execução físico-financeiro, até 20 de fevereiro;

  • Relatórios trimestrais de despesas, até o dia 20 do mês subsequente;

  • Relatório de gestão anual, até 20 de maio.

O conteúdo dos documentos será pactuado entre o Subgrupo e a EACE, com aprovação final do GAPE. A entidade também deverá disponibilizar informações de forma automática, por meio de sistemas tecnológicos, sempre que requisitado.

O Subgrupo Técnico se reunirá mensalmente, com possibilidade de convocações extraordinárias. Seu funcionamento será mantido enquanto durar o GAPE.

Governança da política pública

O Compromisso de Conectividade em Escolas Públicas é uma das principais obrigações assumidas pelas operadoras no leilão do 5G, e tem como meta garantir o acesso à internet de qualidade em unidades de ensino da educação básica. A criação do Subgrupo Técnico fortalece o acompanhamento direto da execução dos projetos e da aplicação dos recursos públicos oriundos do edital.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4492