Lula indica Patricia Barcelos para diretoria da Ancine

Patricia Barcelos vem do MEC e teve cargos de confiança nos governos anteriores de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff

Foto: Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Patrícia Barcelos para o cargo de diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine) no lugar de Tiago Mafra dos Santos.

Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação desde julho de 2023, Barcelos é professora do Instituto Federal de Brasília, foi Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff, chefe de gabinete do MEC no segundo governo Lula, entre outras experiências.

Ela é doutora e mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em jornalismo pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

A indicação de Patrícia Barcelos se deu na noite de ontem, 16, em edição extra do Diário Oficial da União. Havia expectativa de publicação dos nomes para os dois assentos atualmente vagos no Conselho Diretor da Anatel, o que não se concretizou, em função de resistências internas do próprio PT e da base aliada aos nomes que há duas semanas eram dados como certos: Victor Cravo e Edson Hollanda.

Além do preenchimento do posto na Ancine, Lula apresentou 18 nomes para outras agências que estão sem dirigentes. É caso da Agência Nacional do Petróleo, da Agência Nacional de Aviação Civil, da Agência Nacional de Saúde, da Agência Nacional de Mineração, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear e da Agência Nacional de Águas. Caberá agora ao Senado marcar as datas das sabatinas para aprovar as indicações. A expectativa é de que isso aconteça ainda neste ano.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4467