Lucro da TIM cresce 53% no 2º tri

Operadora colhe resultados do aumento da receita média por usuário, redução do custo da VU-M, e ampliação da base tanto no pós-pago, como na banda larga fixa. Terminou o período com 4G chegando a 3.138 cidades.
Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
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A TIM Brasil divulgou na noite desta quinta-feira, 19, os resultados do segundo trimestre do ano. A empresa registrou aumento de 53,2% no lucro líquido, que alcançou os R$ 335 milhões. A empresa colheu resultados da expansão no pós-pago e do serviços de ultra banda larga. Também colhe resultado da redução do custo das taxas de interconexão (VU-M).

A receita líquida total ficou em R$ 4,17 bilhões, após aumento de 5,8%. No móvel, a expansão da receita foi de 5,7%, e no fixo, 5,6%. A receita média por usuário aumentou, tanto no móvel, quanto na banda larga fixa da companhia. A ARPU no móvel cresceu 13%, para R$ 21,9. E no Live TIM, subiu 12,7%, para R$ 72,1. O EBITDA, lucro antes de impostos e amortizações, aumentou 12,7%, para R$ 1,56 bilhão.

A companhia também ampliou os investimentos no período, em 25,8%. A maior parte (85%) foi para rede de transporte, 4G e TI.

Operação

Em termos operacionais, os dados não deixam de surpreender. A receita aumento mesmo com uma retração de 7% na base de clientes. A estratégia da TIM tem sido desligar chips pré-pagos inativos e deixar de competir por acessos, buscando usuários que gastam mais. Com isso, tem incentivado a migração para o pós-pago através de planos controle.

A empresa terminou o trimestre com 56,5 milhões de clientes. No pré-pago, a base encolheu 16,7%, para 37,4 milhões de acessos. No pós houve crescimento de 20,5%, para 19 milhões.

A companhia terminou junho tendo rede 4G ativada em 3.138 cidades. Usando a frequência de 700 MHz, são 1.131 cidades. A frequência é importante para a empresa pois permite a ativação do sistema VoLTE, ampliando a cobertura em voz da companhia, além da velocidade dos acessos móveis à internet. Atualmente, 68% do tráfego de dados da rede da operadora se dá sobre LTE (4G), e 32% acontece em 2G ou 3G.

Já o TIM Live atingiu 423 mil conexões (alta de 21,5%). O serviço cresceu também em backbone e backhaul, atingindo 85,5 mil km de fibra óptica instalada. A companhia terminou o trimestre com 569 mil homes passed com FTTH, e 3,3 milhões de homes passed com FTTC. A oferta de banda larga sem fio (WTTx) alcançou 87 cidades.

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Rafael Bucco

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