Loja de apps da Apple faturou US$ 20 bi em 2015
A Apple divulgou hoje, 06, que durante as festas de fim de ano sua loja de aplicativos bateu recorde de vendas e faturamento. Entre o Natal e o Ano Novo, os usuários de iPhones, iPad, Watch e Macs gastaram US$ 1,1 bilhão com a aquisição de apps ou de produtos dentro dos apps. O dia 1° de janeiro foi o que apresentou o faturamento mais alto, com gastos, mundiais, de US$ 144 milhões, superando até mesmo o Natal.
Ao longo de 2015, os usuários Apple de todo o mundo gastaram US$ 20 bilhões na App Store. A companhia não divulgou o faturamento de 2014, mas destacou que houve crescimento. Desde que foi criada, em 2008, a loja distribuiu US$ 40 bilhões a desenvolvedores. Por contrato, a companhia fica com 30% da receita dos desenvolvedores. Significa que, desde então, a loja teve receita de US$ 57,14 bilhões.
Segundo os cálculos da empresa, a economia dos apps para iOS gerou ao menos 1,9 milhão de empregos nos Estados Unidos, 1,2 milhão na Europa e 1,4 milhão na China.
As categorias de maior sucesso são os apps de games, redes sociais e entretenimento. Os mais populares do ano foram os jogos Minecraft Pocket Edition, Trivia Crack e Heads Up!, Facebook Messenger, WeChat e Snapchat. Os que tiveram maior receita foram os jogos Clash Clans (há pelo menos três anos no topo), Monster Strike, Game of War Fire Age, Fantasy Westward Journey, Netflix, Hulu e Match.
Na nova Apple TV, que passou a permitir a instalação de novos apps, reinaram o jogo Rayman Adventures, e os aplicativos de entretenimento Beat Sports e HBO Now. No Apple Watch, os mais baixados foram Nike+ Running, Lifesum, iTranslate e Citymapper.