Liberado o uso de faixas de 700 MHz em sete capitais

Ao todo, as operadoras já podem iniciar testes em 67 cidades, nas quais acontece um "período de mitigação" para compravar a inexistência de interferências no sinal de TV

fusao-torres-internet-conexao-anatel-infra

O Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), em reunião realizada nesta terça-feira, 30, na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou a entrada em operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 MHz em sete capitais, Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Recife (PE), Maceió (AL), e em mais 67 cidades.

Com excessão de Recife e Maceió, os municípios da lista estão em um período denominado “mitigação preventiva de interferências”. Neste período, o sinal da banda larga móvel é ativado de modo preliminar para ver se a população identifica interferências na TV. Em caso positivo, poderá contatar o site da TV Perfeita, que atuará para resolver o problema. Até o momento não foi confirmada nenhuma interferência da banda larga móvel operando na faixa de 700 MHz na TV aberta nos municípios onde já ocorre a convivência dos serviços.

O período de mitigação dura em média 30 dias, mas pode apresentar variações de acordo com a especificidade técnica de cada localidade. Após o término deste processo, a Anatel permitirá que a banda larga móvel na faixa de 700 MHz entre em operação definitiva nestas localidades.

Embora a faixa tenha sido liberada, em Recife e Maceió, há ainda a necessidade alteração de canais de radiodifusão para o início do processo de mitigação nesta duas capitais. Confira aqui lista completa das cidades em que os 700 MHz já podem ser testados. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10994