JumpCorp e Mescla anunciam laboratório de AIoT

O AIoT Lab Brasil é uma parceria entre a empresa e o hub de inovação tecnológica da PUC-Campinas. Inauguração está prevista para 19 de fevereiro.
Laboratório de AIoT reúne players do segmento para integrar ao ambiente de inovação e tecnologia da PUC-Campinas | Foto: Reprodução/PUC-Campinas

A empresa de tecnologia JumpCorp anunciou nesta semana o lançamento de um laboratório de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), projeto desenvolvido em conjunto com o Mescla, Hub de inovação tecnológica da PUC-Campinas, que vai abrigar o espaço. O chamado AIoT Lab Brasil tem inauguração prevista para 19 de fevereiro.

“A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de Internet das Coisas e Inteligência Artificial, gerar novas soluções de comunicação entre dispositivos e capacitar profissionais para o crescente mercado brasileiro”, diz a empresa em comunicado.

Ainda de acordo com a JumpCorp, o AIoT Lab Brasil conta com a parceria das empresas American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy e da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

O projeto

O projeto prevê trilhas de capacitação e projetos de pesquisa e desenvolvimento a partir de demandas reais, com testes e desenvolvimento na infraestrutura instalada no laboratório.

Em comunicado, o CEO da JumpCorp, José Luiz Pelosini, explica que a proposta é “ter uma rede bastante ativa compartilhando informações sobre o mercado e seus desafios, além de atuar nas frentes de capacitação com conteúdo técnico e vivência na área com projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções”.

“Reunimos grandes players do segmento para integrar ao ambiente de inovação e tecnologia da PUC-Campinas, equipamentos e sistemas para testes, aprimorando ainda mais nossa estrutura de acesso a redes IoT e inteligência artificial”, diz Pelosini.

A empresa defende que o apoio ao desenvolvimento de novos negócios com as tecnologias IoT e IA tem um potencial de criação e transferência de tecnologia para o mercado, além da possibilidade de atuação em conjunto com parceiros internacionais.

AIoT

Com a grande expectativa do potencial da Inteligência Artificial, a AIoT, que une a tecnologia à Internet das Coisas ganha espaço no setor. No ano passado, o CPQD anunciou o lançamento da Pailot, uma plataforma de AIoT.

A ferramenta, com suporte ao idioma português, tem como principal objetivo atingir empresas interessadas em processos de digitalização para aumentar a eficiência de suas operações, possibilitando a transformação para a Indústria 4.0.

Com informações das assessorias de imprensa*

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10673