Itaú reforça segurança com IA e machine learning para a Black Friday

Em três meses as IAs do banco processaram mais de 1,4 bilhão de transações, resultando em uma redução de cerca de 30% nos valores contestados por fraudes ou golpes

Segurança Black Friday Itaú

Com a Black Friday se aproximando, o Itaú Unibanco reafirma seu compromisso com a segurança e reforça as medidas de proteção para seus clientes pessoas físicas e do varejo durante a temporada de promoções, quando também aumentam os riscos de golpes e fraudes decorrentes da ampla variedade de oportunidades.

Para todo o sistema de cartões e conta, o banco continuará com planos de contingência e operações 24 horas durante a semana do evento, garantindo que especialistas e consultores acompanharão, online e em tempo real, diferentes indicadores, como volume transacional e perfil do cliente, que permitirão identificar situações de riscos e prováveis tentativas de fraudes e golpes. Desta forma, será possível intensificar a adoção de medidas preventivas de segurança. 

No atendimento aos comerciantes, a Rede – empresa de meios de pagamento do banco – utilizará uma série de ferramentas de prevenção, como o monitoramento contínuo de transações e fluxos de governança, em parceria com os emissores de cartões. Além disso, equipes também serão destacadas para monitorar os estabelecimentos 24 horas por dia durante todo o período da Black Friday, acompanhando suas operações com dados e indicadores e interagindo com os comerciantes sempre que necessário.

Em todas as frentes de segurança, a tecnologia também tem papel fundamental. Inciativas com machine learning e inteligências artificiais são utilizados em sistemas de segurança. Essas IAs, que estarão em uso durante a Black Friday, por meio de algoritmos avançados e dados, reconhecem padrões complexos, identificam transações fraudulentas com precisão e aprendem novos tipos de fraudes e golpes. Em três meses, por exemplo, essas inteligências processaram mais de 1,4 bilhão de transações, resultando em uma redução de cerca de 30% nos valores contestados por fraudes ou golpes, preservando mais de R$ 45 milhões e beneficiando mais de 7 mil clientes diretamente.

O Itaú também realizará campanhas de conscientização específicas para a Black Friday, focando em recursos de prevenção contra golpes e fraudes, como bloqueio de compra online, cartão virtual, aviso de compra futura, entre outros. As campanhas serão realizadas na TV, além de redes sociais e e-mail.

Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, destaca a importância das iniciativas do banco, especialmente diante da proximidade do recebimento do 13º salário e em uma data de aquecimento da economia. “Este período, marcado por muitas promoções e um elevado volume de transações online, torna-se especialmente atraente para criminosos em busca de exploração de vulnerabilidades e condução de atividades fraudulentas. Portanto, a preparação antecipada possibilita uma resposta ágil e eficaz diante de possíveis ataques”, destaca o executivo.

Necessidade de segurança reforçada

Segundo a Serasa Experian, em 2022, o Brasil registrou 3,9 milhões de tentativas de fraudes contra consumidores. A faixa etária mais afetada foi de 36 a 50 anos, com 1,4 milhão de tentativas, seguida pelos consumidores de 26 a 35 anos, com quase 1,1 milhão. Outros grupos incluíram: 51 a 60 anos (545 mil tentativas), até 25 anos (442 mil tentativas) e acima de 60 anos (424 mil tentativas).

Três em cada 10 brasileiros já foram vítimas ou sofreram tentativas de golpe, incluindo compartilhamento de dados de cartão de crédito, alguém se passando por conhecido para pedir dinheiro pelo WhatsApp, solicitação de dados por meio de central telefônica falsa e transação de loja virtual falsa, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Radar Febraban em fevereiro de 2023.

“Esses dados destacam a importância de os clientes permanecerem vigilantes e seguirem práticas de segurança recomendadas para evitar fraudes e golpes durante a Black Friday. O Itaú Unibanco reafirma seu compromisso em proteger os interesses de seus correntistas e garantir uma experiência tranquila e segura durante esta temporada de ofertas”, finaliza Adriano Volpini.

 

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Da Redação

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