ISP de SC começa a oferecer 10 giga de velocidade.

A operadora de banda larga Aowin implantou a tecnologia XGPON em sua rede, que permite quadruplicar a capacidade de receber dados.
ISP de SC oferece 10 giga - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O ISP Aowin, de Santa Catarina (SC), firmou parceria inédita com a Connectoway para oferecer velocidade de internet na tecnologia XGPON, com até 10 giga de velocidade.

A tecnologia XGPON possibilita quadruplicar a capacidade de receber dados, enquanto dobra o envio. Enquanto na rede GPON, usada atualmente por provedores, a capacidade de downstreaming é de 2.5 Gbps e 1.25 Gbps de upstreaming, a rede XGPON pode oferecer até 10 Gbps de downstreaming e 2.5 Gbps de upstreaming. Outra vantagem da rede XGPON é a possibilidade de agregar mais clientes por porta, chegando até a 256, enquanto a rede GPON possibilita a ligação com até 128 clientes por porta.

“A tecnologia XGPON tem a capacidade de ampliar a cadeia de qualidade da internet no Brasil. Isso está diretamente ligado à evolução da rede óptica passiva, que conseguiu aumentar muito sua capacidade de entrega, sem adicionar complexidade à operação dessa rede. O que é um grande diferencial competitivo para os ISPs, quando comparamos com outras tecnologias como HFC através do DOCSIS 3.1 que traz maiores desafios para manter sua operação estável”, afirma Thyago Monteiro, diretor de Engenharia da Connectoway

Além disso, a oferta da tecnologia XGPON permitirá, em breve, a adoção de outras ferramentas, como o FTTR, que leva internet de alta velocidade para todos os ambientes da casa do cliente, afirma a distribuidora. A Aowin é uma empresa nova, que nasce com a missão de levar conectividade para clientes residenciais e empresariais das cidades de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, e Taubaté e Tremembé, no interior de São Paulo.

A cada cinco anos, vemos uma migração de tecnologias que requerem mais largura de banda e mais velocidade de conexão. Os equipamentos de retaguarda, as OLTs, vão requerer mais capacidade em breve. Estamos nos antecipando a uma tendência de mercado”, explica Marcelo Afonso, CEO da Aowin.

(com assessoria de imprensa). 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10514