IoT, casa conectada, serviços digitais: as oportunidades que estão na mira da Vivo
O CEO da Vivo, Christian Gebara, elencou hoje, 10, as oportunidades que a companhia tem no horizonte para manter o ritmo de crescimento nos próximos meses, depois da maior alta de faturamento dos últimos 10 anos registrada no primeiro trimestre de 2023.
A receita do bolo, falou, tem como ingredientes o desenvolvimento de soluções de internet das coisas para o mercado corporativo e industrial, serviços de casa conectada, novos aparelhos à venda para o consumidor final, intensificação das parcerias com OTTs e aposta em startups por meio do fundo Vivo Ventures.
Segundo Gebara, a operadora espera rentabilizar o 5G com a venda de aparelhos ao consumidor final e oferta de conteúdo, a fim de incentivar o consumo de dados. Os clientes vindos a Oi Móvel – foram 9 milhões após o desligamento de 3 milhões de inativos – estão todos já integrados à base da operadora e passam por upsell, ou seja, estão recebendo ofertas e, segundo o executivo, aderindo, a planos pré-pagos quinzenais, de maior recorrência.
Não haverá subsidio em massa para a compra de smartphones, como na época da chegada do 4G, em que até modelos para clientes pré-pagos tinham descontos. As ofertas agora vão focar apenas nos celulares de maior valor, para clientes pós-pago.
Ele ressaltou ainda que a Vivo é responsável pela contratação de 2 milhões de clientes junto a plataformas de streaming de vídeo e música, que essa vertente também vi crescer.
No segmento de casa inteligente, para o consumidor final, Gebara prometeu o lançamento, em breve, de produtos de reconhecimento de voz, câmeras e sensores.
No B2B, falou que o 5G ainda está por se revelar, pois a Vivo enxerga oportunidades em diversas soluções de internet das coisas que se beneficiam da baixa latência da rede, de sua alta velocidade de transmissão de dados e da capacidade de conectar muito mais dispositivos simultaneamente. Lembrou da recente compra da Vita IT, integradora de redes Cisco, que será fundamental para a expansão dos serviços de redes corporativas.
Lembrou dos investimentos feitos pelo Vivo Ventures nas fintechs Klavi e Klubi. A primeira desenvolve soluções de inteligência artificial para o mercado financeiro. A segunda, oferece consórcio de veículos via aplicativo.
O app Vivo Money emprestou 5x mais dinheiro no primeiro trimestre deste ano, se comparado com o ano anterior, e terá mais produtos em seguros e consórcios em breve, prometeu Gebara. “Ainda vamos ser um player muito relevante no segmento financeiro”, avisou.