Intelbras, Qualcomm, Microsoft, Logicalis e TIP juntos em projeto 5G

Iniciativa pretende acelerar o desenvolvimento local de produtos para redes 5G Open RAN, baseadas em plataforma de rádio da Qualcomm e em núcleo de rede da Microsoft

Credito: Freepik

A Intelbras anunciou nesta terça-feira, 17, a instalação de uma rede privada 5G Standalone no laboratório de sua fábrica em São José (SC). O ambiente começa a funcionar inda neste primeiro trimestre e será utilizado também por engenheiros da integradora Logicalis, da Qualcomm, Microsoft, e Telecom Infra Project para o desenvolvimento de tecnologia aberta de rede.

O ambiente permitirá também que os novos produtos criados pelo grupo já sejam testados, encurtando o caminho para lançamento comercial.

De acordo com o diretor da unidade de redes da Intelbras, Amilcar Scheffer, “contar com grandes empresas como parceiros na criação de novas soluções e no uso de plataformas será de grande importância na estratégia da companhia”.

Open RAN

Ainda de acordo com a Intelbras, esta é a primeira vez que a empresa reúne em um projeto brasileiro as companhias que fazem parte do Telecom Infra Project, que trabalham para o desenvolvimento de tecnologias 5G de padrão aberto, como Open RAN.

“Esse é um passo importante e abre espaço para que possamos trabalhar conjuntamente em projetos cada vez mais inovadores, entregando conectividade com a qualidade esperada e atendendo aos requisitos de negócio necessários”, menciona Leonardo Stange, Líder de Parcerias para o Telecom Infra Project na América Latina.

A integração dos equipamentos que possibilitarão a rede privada no ambiente Intelbras será de responsabilidade da Logicalis, provedora de serviços de tecnologia da informação e comunicação. A rede vai operar na faixa de 3.7GHz a 3.8GHz, cujo uso não requer outorga da Anatel.

A Qualcomm entra na parceria com o oferecimento de equipamentos de rádios 5G small cells, baseados na plataforma FSM100 5G RAN para Small Cells. Já a Microsoft fornecerá a plataforma de core de rede e nuvem pública: o Azure Private Network 5G Core.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373