Intel inclui Brasil em programa mundial de capacitações em IA

'AI For Youth' desembarca em São Paulo em uma parceria com o Centro de Paula Souza, órgão estadual que administra escolas técnicas.
Intel inclui Brasil em programa mundial de capacitações em IA
Intel certifica primeiro grupo de instrutores brasileiros no programa AI For Youth | Foto: Divulgação

A Intel anunciou nesta quinta-feira, 15, a conclusão dos treinamentos para o programa Intel ® AI For Youth, projeto mundial da empresa para capacitação em Inteligência Artificial, implementado pela primeira vez no Brasil. A iniciativa consiste em treinar professores para impulsionar a formação de alunos. 

A chegada ao Brasil ocorre em parceria com o Centro de Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. 

A primeira fase foi o treinamento de cerca de 40 professores no modelo train-the-trainer, ou seja, os profissionais já treinados compartilham o conhecimento para novos instrutores para multiplicar os educadores e estudantes na área. Esse primeiro grupo recebeu certificado de conclusão nesta semana.

Já os alunos atendidos são jovens de 13 a 19 anos. Eles aprendem habilidades em ciência de dados, visão computacional e codificação no entendimento da construção de soluções de IA.

A diretora-geral da Intel para América Latina, Gisselle Ruiz Lanza, explica que o programa Intel® AI For Youth faz parte da meta global da empresa de expandir conhecimentos em tecnologia.

“Em 2020, assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países e 30 mil instituições em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades de inteligência artificial até 2030. Atualmente, expandimos a Intel® Digital Readiness Programs globalmente, colaborando com 27 países, permitindo 23 mil instituições e capacitando mais de 4 milhões de pessoas”, afirmou Lanza em nota.  

As capacitações buscam diminuir o gap de profissionais na área de Tecnologia da Informação. “Temos muitas vagas, mas poucos profissionais qualificados para preenchê-las. Por isso programas como o Intel® AI For Youth são tão importantes. Com a iniciativa, conseguimos nutrir nos jovens o interesse por tecnologia, apresentar para eles uma possível carreira que vai ter um futuro longevo e cada vez mais essencial para os ecossistemas de negócios do mundo”, destaca Lanza.

O Intel® AI For Youth está presente em de 27 países. Na América Latina, além do Brasil, já há implementação na Argentina, Costa Rica e México.

*Com informações da assessoria de imprensa

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589