Imprevisibilidade afasta anunciantes do X na América Latina, aponta levantamento

Segundo a Kantar, 26% dos profissionais de marketing no mundo planejam reduzir gastos com anúncios no X; na América Latina, o índice sobe para 31,9%

X: Cai planejamento de gastos com anúncios na plataforma

O Media Reations 2024, levantamento feito pela consultoria Kantar, aponta que os profissionais de marketing planejam diminuir os gastos em anúncios no X, o antigo Twitter. Globalmente, a queda dos investimentos em publicidade na rede social de Elon Musk deve ser de 26%, enquanto na América Latina o índice é de 31,9%.

“Isso pode ser um reflexo da importância que os profissionais dão à confiança. Eles são guardiões da marca e precisam confiar nas plataformas que utilizam. É difícil sentir isso em ambientes que parecem muito voláteis ou pouco transparentes”, analisa a Kantar.

Já a liderança na preferência dos profissionais de marketing globalmente é do YouTube, seguido do Instagram e do Google. Quando se observa a América Latina, as três plataformas seguem dominando, mas a ordem inverte. Em primeiro lugar, Google aparece como a plataforma favorita desse grupo de profissionais. Em seguida, estão Instagram e YouTube.

Marcas de mídia digital com melhor classificação, por preferência
Profissionais de marketing (Global) Profissionais de marketing (Latam)
1. YouTube 1. Google
2. Instagram 2. Instagram
3. Google 3. YouTube
4. Netflix 4. Mercado Livre
5. Spotify 5. Tik Tok

Fonte: Media Reations 2024

Confiança na marca

Segundo o Media Reations 2024, o X também perdeu pontos em termos de confiança dos profissionais de marketing ao redor do mundo. De 22% em 2022, o índice de confiança caiu para 12% em 2024. Na América Latina também houve queda nesse sentimento, saindo de 23,9% em 2023 para 19,6% em 2024. A queda, observa a consultoria, foi “impulsionada por preocupações com segurança da marca e percepções negativas em relação à inovação e confiança”.

Uso de IA em anúncios

O estudo da Kantar mediu ainda a percepção dos profissionais de marketing sobre uso da inteligência artificial (IA) generativa na publicidade. O resultado mostrou que, no mundo, 71% desses profissionais não se incomodam com anúncios gerados por IA. Já entre o grupo latino-americano, 66% afirmam o mesmo.

A Kantar ouviu ainda a opinião dos consumidores e, nesse caso, o sentimento em relação à publicidade gerada por aí difere daquela apontada pelos profissionais. Globalmente, 41% afirmaram não se incomodar com esse tipo de criação de anúncios, enquanto na America Latina, foram apenas 31%. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

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