Imprevisibilidade afasta anunciantes do X na América Latina, aponta levantamento
O Media Reations 2024, levantamento feito pela consultoria Kantar, aponta que os profissionais de marketing planejam diminuir os gastos em anúncios no X, o antigo Twitter. Globalmente, a queda dos investimentos em publicidade na rede social de Elon Musk deve ser de 26%, enquanto na América Latina o índice é de 31,9%.
“Isso pode ser um reflexo da importância que os profissionais dão à confiança. Eles são guardiões da marca e precisam confiar nas plataformas que utilizam. É difícil sentir isso em ambientes que parecem muito voláteis ou pouco transparentes”, analisa a Kantar.
Já a liderança na preferência dos profissionais de marketing globalmente é do YouTube, seguido do Instagram e do Google. Quando se observa a América Latina, as três plataformas seguem dominando, mas a ordem inverte. Em primeiro lugar, Google aparece como a plataforma favorita desse grupo de profissionais. Em seguida, estão Instagram e YouTube.
Marcas de mídia digital com melhor classificação, por preferência | |
Profissionais de marketing (Global) | Profissionais de marketing (Latam) |
1. YouTube | 1. Google |
2. Instagram | 2. Instagram |
3. Google | 3. YouTube |
4. Netflix | 4. Mercado Livre |
5. Spotify | 5. Tik Tok |
Fonte: Media Reations 2024
Confiança na marca
Segundo o Media Reations 2024, o X também perdeu pontos em termos de confiança dos profissionais de marketing ao redor do mundo. De 22% em 2022, o índice de confiança caiu para 12% em 2024. Na América Latina também houve queda nesse sentimento, saindo de 23,9% em 2023 para 19,6% em 2024. A queda, observa a consultoria, foi “impulsionada por preocupações com segurança da marca e percepções negativas em relação à inovação e confiança”.
Uso de IA em anúncios
O estudo da Kantar mediu ainda a percepção dos profissionais de marketing sobre uso da inteligência artificial (IA) generativa na publicidade. O resultado mostrou que, no mundo, 71% desses profissionais não se incomodam com anúncios gerados por IA. Já entre o grupo latino-americano, 66% afirmam o mesmo.
A Kantar ouviu ainda a opinião dos consumidores e, nesse caso, o sentimento em relação à publicidade gerada por aí difere daquela apontada pelos profissionais. Globalmente, 41% afirmaram não se incomodar com esse tipo de criação de anúncios, enquanto na America Latina, foram apenas 31%. (Com assessoria de imprensa)