iez! fecha parceria de core de rede 5G com a Algar Telecom

Acordo prevê utilização da plataforma de “Core as a Service” da Algar pela iez!, incluindo ampliação da cobertura de quinta geração em MG, RJ e ES
iez! usará core de rede da Algar para expandir cobertura 5G
Da esq. para a dir.: Cassiano Pertuzzatti (executivo de Negócios InfraCO da Algar Telecom), Rafael Gmach (CEO da iez!), Leovaldo Martins (diretor de InfraCO da Algar Telecom) e Anderson Ferreira (executivo de Novos Negócios da iez! telecom) (crédito: Divulgação)

A iez! telecom (antiga Cloud2U) vai usar serviços de core de rede da Algar Telecom na instalação da sua infraestrutura 5G em três estados da região Sudeste. A parceria de compartilhamento de serviços, anunciada nesta quarta-feira, 8, foi firmada em março.

A iez! adquiriu licenças para operar telefonia celular e banda larga móvel nas frequências destinadas ao 5G em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Conforme o contrato de “Core as a Service” com a Algar, a operadora regional utilizará serviços de tarifação, provisionamento, NOC (Network Operations Center) e data center da parceira.

Em janeiro deste ano, a iez! antecipou ao Tele.Síntese que estava finalizando o processo de escolha do fornecedor de core de rede e que planeja ativar a rede 5G ainda este ano.

Segundo o CEO da iez!, Rafael Gmach, a empresa vai se dedicar a levar o serviço a consumidores, empresas, hospitais e escolas de áreas menos urbanizadas. “A parceria com a Algar Telecom nos permite levar a revolução do 5G para os interiores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo”, destacou o executivo, em nota.

Serviço da Algar

Em comunicado, a Algar disse que a parceria foi viabiliza em razão de investimentos em uma nova plataforma de core de rede, que funciona na modalidade “As a Service” (como um serviço, em tradução livre). Dessa forma, o sistema também pode ser usado por parceiros de negócios.

A empresa ainda informou que a plataforma pode ser utilizada por todo o mercado de telecom, não apenas por operadoras móveis.

“A modalidade ‘As a Service’ traz um custo menor aos parceiros, uma vez que eles não precisam contratar todas as plataformas, possibilitando que eles foquem seus investimentos no plano de negócio e na captação de clientes”, afirma Leovaldo Martins, diretor da InfraCO da Algar Telecom, também em nota.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10994