IA vai agilizar processos de compras públicas

A LIA (Logística com Inteligência Artificial) é evolução do chatbot

As compras públicas ganham uma nova aliada, a LIA (Logística com Inteligência Artificial), ferramenta que facilitará a interação entre fornecedores de bens e serviços, pregoeiros, servidores públicos e cidadãos. A tecnologia de comunicação é um chatbot – serviço de conversa e interação online por meio de aplicativo de mensagens.

Um dos diferenciais da LIA é que essa assistente virtual conta com inteligência artificial, ou seja, tem a capacidade de entender o que o usuário quer dizer e de aprender com ele. Isto não ocorre em chatbots baseados em regras, que respondem a partir de palavras-chaves previamente cadastradas.

“A inteligência artificial abre uma nova era nos processos de contratações públicas”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. De acordo com ele, além de promover maior eficiência na alocação de servidores públicos nessa área, o objetivo da LIA também é realizar uma assistência mais ágil e eficaz aos interessados.

A LIA é representada por um carrinho de supermercado estilizado e pode ser acessada na página inicial do Portal de Compras do governo federal, localizado no canto direito inferior da página. Inicialmente, estão disponíveis informações sobre módulo de gestão de ata de registro de preço; Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf); cadastro de reserva em ata de registro de preço; consulta a atas de registro de preços; e termos de adesão às licitações.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11030