Huawei apresenta projeto de inclusão digital ao MCTI

Segundo órgão, ministra Luciana Santos demonstrou interesse pelos programas da empresa voltados para a inclusão de mulheres na ciência. Encontro buscou "alinhar pautas de interesse".
Ministra Luciana Santos (à dir.) se reúne com representantes da Huawei | Foto: Rodrigo Cabral/ MCTI
Ministra Luciana Santos (à dir.) se reúne com representantes da Huawei | Foto: Rodrigo Cabral/ MCTI

Representantes da Huawei no Brasil apresentaram ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, (MCTI) seus programas de inclusão social e capacitação. A exposição ocorreu nesta terça-feira, 16, em reunião com a chefe da pasta, Luciana Santos.

Segundo o órgão, os empresários buscaram “alinhar pautas de interesse entre a Huawei e o MCTI”. “O objetivo dessa reunião é fazermos algumas cooperações voltadas para capacitação, treinamento e chegar na empregabilidade. Gerando emprego para aqueles que são treinados e capacitados”, disse o vice-presidente de Relações Públicas e Comunicação para América Latina e Caribe da Huawei, Atílio Rulli, em nota divulgada pelo ministério. 

A Huawei deu destaque para o programa Women In Tech, que visa atrair mulheres para o setor de tecnologia e impulsionar a carreira de lideranças femininas no setor. Segundo o  gerente de Educação e Valor Social da empresa chinesa, Victor Montenegro, a capacitação ocorre em todos os estados brasileiros, envolvendo mais de 200 parceiros em instituições de ensino para qualificação, já visando a empregabilidade.

De acordo com o MCTI, a ministra Luciana Santos “se mostrou interessada pelos programas apresentados”.  “Esse assunto voltado para a política de inclusão de mulheres em áreas de tecnologias faz um cenário virtuoso da inclusão da mulher”, afirmou a ministra. 

Na ocasião, o ministério também compartilhou resultados de alguns projetos implementados no mesmo sentido, de reduzir a desigualdade de gênero no setor, como o edital de R$ 100 milhões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para meninas e mulheres na ciência, voltado para as áreas de engenharia e ciências exatas e da computação.

O MCTI também mencionou a 5ª edição do projeto Mulheres Inovadoras, edital que tem finalidade de estimular lideranças femininas em startups e que conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

“Ações como essas são maneiras de garantir, cada vez mais, a presença das mulheres no ecossistema de inovação e em temas prioritários como saúde, combate à fome, defesa e segurança nacional, transição energética, transformação digital e bioeconomia”, completou Luciana Santos. 

A apresentação de projetos da Huawei ao governo brasileiro ocorre ao mesmo tempo em que a empresa sofre restrições em outros países que implementam barreiras para empresas chinesas, como a Alemanha e os Estados Unidos.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10686