HPE dobra de tamanho em redes com a compra da Juniper
A compra da Juniper Networks pela HPE, anunciada ontem, 10, vai dobrar o tamanho da empresa texana no segmento de redes e gerar resultados positivos já no próximo ano. A informação é do CEO, Antonio Neri, que anunciou a aquisição por US$ 14 bilhões, feita em dinheiro.
A combinação dos negócios será utilizada pela HPE para comercialização de produtos que façam da conectividade à segurança, da inteligência artificial à nuvem. Segundo a empresa, o resultado do negócio aprofunda sua estratégia focada no mercado “edge-to-cloud”, uma menção ao segmento mais desejado: o dos data centers, que em meio à multiplicação da inteligência artificial, têm consumido mais produtos de rede para reduzir latências.
O acordo com a Juniper amplia o mercado endereçável para empresas de todo e qualquer tamanho e traz para o grupo patentes em IA e em redes. A HPE, vale lembrar, ampliou a aposta no mercado de redes com a aquisição da Aruba em 2015, por US$ 3 bilhões à época, que também faz roteadores e switches. Agora as unidades vão unir forças para revender produtos e serviços que vão de roteadores WiFi para empresas a redes privadas 5G, e gerar mais receitas com IA própria. É bom ter em vista que as redes ficam mais complexas a cada dia, e tecnologias de gestão automatizada tendem a crescer.
A fusão também levará o atual CEO da Juniper, Rami Rahim, ao comando da unidade de redes da HPE, reportando-se diretamente a Neri. A compra aumenta muito a importância da unidade de redes da HPE para a empresa. Hoje responsável por 18% das receitas líquidas do grupo, passará a 31% e responderá por até 56% do lucro operacional.
As sinergias esperadas com o negócio somam US$ 450 milhões ao longo dos 36 meses após o fechamento do negócio, que ainda precisa de aval concorrencial.