HPE anuncia solução para acelerar treinamento de IA generativa

Empresa aponta que plataforma tem capacidade para intensificar de duas a três vezes o ritmo de treinamento da tecnologia; ferramenta conta com superchip da Nvidia
HPE anuncia plataforma capaz de acelerar o treinamento de IA generativa
Solução da HPE para IA generativa conta com chip da Nvidia (crédito: Freepik)

A HPE (Hewlett Packard Enterprise) anunciou uma solução de supercomputação para acelerar o treinamento de modelos de Inteligência Artificial (IA) generativa por grandes empresas, instituições de pesquisa e organizações governamentais.

A plataforma, na prática, contempla um conjunto de softwares da empresa cujas funções são ajustar e desenvolver aplicativos de IA e machine learning (ML). Também conta com o processador quad GH200, o superchip da Nvidia para a tecnologia inteligente.

Prevista para chegar ao mercado em dezembro, o software da HPE promete tornar o treinamento de IA de duas a três vezes mais rápido. Segundo a empresa, além disso, a ferramenta deve contribuir para criar aplicativos, personalizar modelos pré-construídos e desenvolver e modificar códigos de computação. A solução vem na esteira da entrada da empresa no segmento de IA em nuvem para o mercado B2B, anunciada em junho deste ano.

O software de aceleração para IA/ML está integrado com a tecnologia de supercomputação HPE Cray, que oferece ferramentas para que programadores possam desenvolver, portar, aprimorar códigos e remover bugs. Adicionalmente, contempla o HPE Machine Learning Development Environment, plataforma que permite que o cliente desenvolva e implemente os modelos de IA de forma mais rápida ao integrar estruturas populares de ML e simplificar a preparação de dados.

Em comunicado, a HPE destacou que o software foi capaz de ajustar o modelo de linguagem em código aberto Llama 2 em menos de três minutos.

“Para dar suporte à IA generativa, as organizações precisam aproveitar soluções sustentáveis que ofereçam desempenho dedicado e escalabilidade de um supercomputador para os treinamentos de modelos”, disse Justin Hotard, vice-presidente executivo e diretor geral de HPC, IA & Laboratórios da HPE, em nota.

A empresa informou que a solução trabalha com supercomputadores com refrigeração líquida, o que contribui para diminuir a carga de energia sobre os data centers e minimizar a pegada de carbono das organizações.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10808