Hélio Doyle deixa EBC após Secom advertir comentário sobre Israel

Em postagem no X, antigo Twitter, Doyle compartilhou mensagem que critica apoiadores da contraofensiva israelense na Faixa de Gaza. Após repercussão negativa, ministro Paulo Pimenta relatou 'constrangimento ao governo'.
Hélio Doyle deixa EBC após Secom advertir comentário sobre Israel | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Hélio Doyle estava na presidência da EBC desde fevereiro deste ano | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O jornalista Hélio Doyle anunciou sua saída do cargo de presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na noite desta quarta-feira, 18. O motivo foi o desconforto da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República frente à repercussão de uma postagem feita por ele no X, antigo Twitter, sobre os confrontos em Israel.

Na noite de terça-feira, 17, Doyle compartilhou mensagem do cartunista Carlos Latuff, que dizia “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, em uma critica à contraofensiva israelense na Faixa de Gaza. O caso gerou debates na rede social e foi noticiado por parte da imprensa.

Diante da repercussão, o jornalista explicou que condena o Hamas, e sim defende “o direito de os palestinos terem seu Estado, ao lado de Israel, e não serem vítimas da violência do ocupante” e refutou a visão de que seu posicionamento seria antissemita.

Segundo Doyle, ele foi procurado pelo chefe da Secom, Paulo Pimenta, que relatou “constrangimento”.

Doyle foi nomeado presidente da EBC em fevereiro deste ano, com a missão de gerir a reestruturação da empresa pública. Ainda nesta terça-feira, 17, ele participou de cerimônia de assinatura de expansão da rede de comunicação pública, ao lado de Paulo Pimenta entre outros representantes da Secom, ocasião em que foi elogiado pelo ministro.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10563