Grupo Stefanini lança ferramenta para rastreabilidade de laticínios

iTrack reúne todas as variáveis dos produtos lácteos e permite correção de não conformidade

A IHM, empresa do Grupo Stefanini, lançou a solução iTrack, voltada para controle de qualidade e rastreabilidade na indústria de lácteos. A ferramenta permite que todos os dados do processo produtivo de um laticínio sejam armazenadas em um só lugar, dispondo-os de maneira simples e objetiva. Uma vez digitalizados, é possível encontrar qualquer dado instantaneamente, o que caracteriza um maior controle sobre a produção, com facilidade e agilidade para analisar as informações.

A ferramenta permite também ver e corrigir uma não conformidade no momento em que ela ocorre, o que reduz a variabilidade do processo e contribui para uma maior qualidade do produto. Além disso, a análise dos dados permite ver como cada fator impacta no processo, o que possibilita direcionar ações para melhorar o rendimento em 2% a 5%.

O iTrack usa um QR-code para cada um dos lotes, bastando escaneá-lo para ter acesso a todas as informações daquela unidade logística. Como a rastreabilidade tem sido cada vez mais exigida por varejistas e mesmo consumidores, também há facilidades nesse sentido: a ferramenta permite apresentar garantias e mesmo emitir o código de barras EAN-128, exigido por algumas redes de supermercado.

Segundo a empresa, há espaço ainda para dados além dos habitualmente exigidos em auditorias, como, por exemplo, os ingredientes utilizados e o tanque em que um determinado lote de queijos é produzido, o que permite uma rastreabilidade ascendente. A ferramenta é capaz de projetar o rendimento embalado, que é a quantidade do produto a ser efetivamente comercializada – dado extremamente valioso para o inovaplanejamento.

No mês de agosto, a solução foi premiada na InovaLácteos, prêmio voltado para a inovação no setor e que aconteceu dentro da Feira para a Indústria de Lácteos (FORLAC), realizada em Lambari, em Minas Gerais.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111