Grupo Datora tem crescimento de 212% no lucro líquido

O Grupo Datora, formado pela Datora Telecom e Arqia, registrou lucro líquido de R$ 8,16 milhões no terceiro trimestre

O Grupo Datora, formado pela Datora Telecom e Arqia, registrou lucro líquido 212% acima do mesmo período de 2021 (3T21). A lucratividade cresceu 431% se comparada ao trimestre anterior (2T22). Em termos absolutos, o lucro foi de R$ 8,16 milhões.

O Grupo obteve impactos positivos em todos os segmentos onde atua. O resultado foi o aumento de 22,7% em sua receita (R$ 12,4 milhões) em relação ao terceiro trimestre de 2021 (3T21).

Segundo a companhia, as linhas de CPaaS foram as principais responsáveis pelo crescimento na lucratividade neste trimestre, representando 77% da margem de contribuição. “Espera-se que as linhas de CPaaS cada vez mais assumam o protagonismo na geração de receita e na contribuição para os resultados de lucratividade e rentabilidade da empresa, uma vez que são as linhas de maior crescimento potencial”, afirma Tomas Fuchs, CEO do Grupo Datora.

Já o indicador EBITDA, obteve alta de 38% em relação ao segundo trimestre de 2022 (2T22) e 32% ao terceiro trimestre de 2021 (3T21). O índice registrou queda de 10% no acumulado do ano se comparado ao período de janeiro a setembro de 2021. O decréscimo é resultado da ampliação dos investimentos em estruturas operacionais e demandas de governança e sustentabilidade.

Tendências e expectativas

Com o avanço da implementação do 5G no Brasil, o mercado começa a se movimentar tanto para as necessidades de rede 5G privada para indústria 4.0 e para o Agronegócio, bem como para soluções de fatiamento que utilizem as redes 5G “públicas”, incluindo segurança pública, cidades inteligentes e veículos conectados.

Com o ajuste às novas regras da ANATEL para ligações de call-centers e combate ao spoofing, observa-se a retomada dos volumes de negócio e com tendência de alta de um modo geral.

A empresa diz que os segmentos de CPaaS (Communication Platform as a Service), continuam apresentando tendência de forte expansão, o que diminui impactos da competição sobre as margens e abre oportunidade para explorar “nichos, novos mercados, novos produtos e serviços, bem como avançar na cadeia produtiva”.

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Rafael Bucco

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