Grupo Datora: receita sobe 24% no 1º tri

O lucro bruto do grupo atingiu R$ 35 milhões no 1º tri de 2024, 33% acima em relação ao mesmo período de 2023

logo da datora

O Grupo Datora, que opera com as marcas Datora e Arqia, acaba de anunciar uma alta na receita líquida e na margem bruta e líquida no primeiro trimestre de 2024. Estes resultados, especialmente nos segmentos de valor agregado, como de IoT (Internet of Things), OTT (Over The Top customers) e CPaaS (Communication Platform as a Service), contribuíram com uma maior participação na geração de receita e margem da empresa. A receita líquida no primeiro trimestre de 2024 cresceu 24% frente ao mesmo período de 2023, chegando a R$ 193 milhões.

O Grupo Datora divulgou também os resultados de ações sociais no período. O Instituto Escola Conectada já soma 517 escolas conectadas, com um total de 222 mil alunos impactados positivamente com acesso à internet de alta velocidade, trabalho que conta também com a contribuição única dos provedores de internet, parceiros junto à Datora nesta iniciativa.

Resultados

O lucro bruto do grupo atingiu R$ 35 milhões no 1º tri de 2024, 33% acima em relação ao mesmo período de 2023. As despesas, por sua vez, cresceram 15% frente ao primeiro trimestre do ano anterior, abaixo da alta do lucro bruto, o que gerou um EBITDA de R$ 21 milhões – 10% acima do quarto trimestre de 2023 e 100% maior frente ao primeiro trimestre do mesmo ano. A margem EBITDA alcançou 10,64%, maior valor já registrado pelo grupo num trimestre.

Nos segmentos apontados como chave para a performance positiva, IoT, OTT e CPaaS, que por meio de soluções unificadas, oferecem conectividade (chamadas, minutos, SMS, banda larga etc) associada a plataformas de serviços que viabilizam as mais diversas aplicações na gestão da conectividade e ou na aplicação final, a empresa teve performance destacada.

Este crescimento é fruto de três fatores interligados, segundo a empresa. O primeiro, o tamanho do mercado e sua taxa de crescimento, uma vez nestes três segmentos, observamos o mercado crescendo em taxas de crescimento crescentes.

O segundo, é o aumento da participação das receitas em formato mensalidades “as a service”, que garantiram o efeito cumulativo dos resultados.

Por fim, o terceiro fator são os constantes investimentos nas plataformas de serviço para que mais funcionalidades de aplicação e de conveniência se traduzam em uma proposta de valor mais robusta.

“Continuamos firmes nos nossos investimentos esperados para este ano, mantendo um foco muito especial no cliente e em busca de nos diferenciarmos cada vez mais na experiência de atendimento, de forma satisfatória e com um diferencial em termos de mercado”, afirma Tomas Fuchs, CEO do Grupo Datora. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10600