Governo lança projeto para consolidar o Rio como hub de data centers e IA

Protocolo une MCTI, BNDES, Finep, Eletrobras e Prefeitura para consolidar capital fluminense como polo tecnológico

Governo lança projeto para consolidar o Rio como hub de data centers e IA

O governo federal e a prefeitura do Rio de Janeiro assinaram um protocolo de intenções para transformar a capital fluminense em um hub de data centers e inteligência artificial (IA). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Finep, a Eletrobras, além da prefeitura, firmaram o texto hoje, 1º de julho, para a criação do projeto Rio IA Siri.

O anúncio foi feito durante o seminário “Governança e Estratégias Públicas em Inteligência Artificial”, realizado no BNDES como parte da agenda preparatória para a 17ª Cúpula de Líderes do BRICS. O evento reuniu autoridades como as ministras Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), além do diretor do BNDES Nelson Barbosa.

Investimentos e formação profissional

O projeto Rio IA Siri pretende fomentar o desenvolvimento de data centers no município, atrair investimentos, formar mão de obra qualificada e impulsionar a pesquisa nacional em tecnologias de IA. Caberá ao MCTI o apoio à formação de recursos humanos qualificados para a implantação de data centers. O protocolo também prevê apoio à indústria nacional de equipamentos, com ênfase nas empresas beneficiárias da Lei de Informática, que deverão ampliar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento com o aumento da produção.

Segundo o MCTI, as ações do governo para fazer do Rio um polo de IA  estão alinhadas ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que estima aportes de R$ 23 bilhões até 2028 em iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura. De acordo com a ministra Luciana Santos, cerca de 31% das ações previstas no PBIA já estão concluídas ou em andamento. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11351