Google perde processo nos EUA sobre pesquisas online
Para juiz federal, big tech agiu para manter monopólio ao pagar para que sua ferramenta de busca fosse configurada como padrão em smartphones e navegadores; companhia vai recorrer

A Justiça Federal dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira, 5, que o Google usou práticas ilegais para preservar o monopólio do seu serviço de busca. Na decisão, o juiz distrital Amit P. Mehta disse que a big tech abusou de medidas para esmagar a concorrência.
“O Google é um monopolista e agiu como tal para manter o seu monopólio”, pontuou o magistrado.
A decisão é vista como uma vitória antitruste do Departamento de Justiça (DOJ) do governo norte-americano em sua investida contra gigantes de tecnologia. A deliberação abre caminho para um segundo julgamento, que pode determinar a divisão da Alphabet, controladora do Google, com a intenção de mudar o cenário do mercado de pesquisa e publicidade no ambiente online.
O Google é responsável por cerca de 90% das pesquisadas feitas na internet. A receita com anúncios representou aproximadamente 77% das vendas totais da Alphabet no ano passado.
Em comunicado, o Google afirma que planeja recorrer da decisão. “Esta decisão reconhece que o Google oferecer o melhor mecanismo de busca, mas conclui que não deveríamos ter permissão para torná-lo facilmente disponível”, diz a companhia.
Prática abusiva
Na avaliação do magistrado, o Google agiu de forma abusiva para manter a sua posição de dominância nas pesquisas online. Mehta cita que a empresa pagou US$ 26,3 bilhões somente em 2021 para que o seu mecanismo de busca fosse configurado como padrão em smartphones e navegadores.
O juiz ainda destacou que “o Google reconhece que a perda de posição padrão teria um impacto dramático em seus resultados financeiros”.
O processo foi movido pelo DOJ em 2020, marcando o início de uma investida do governo norte-americano contra big techs. Nos últimos anos, as autoridades dos Estados Unidos também entraram com ações contra a Meta. O Google ainda é alvo de outro processo, especificamente sobre publicidade online.