Gape projeta conclusão de contratações do Aprender Conectado em 2025

Etapas do programa que leva conectividade a escolas públicas em localidades remotas podem ser finalizadas um ano antes do prazo da Enec; Fase 5 deve ser estrutura ainda este ano
Gape prevê finalização de todas as etapas do Aprender Conectado em 2025
Eduardo Jacomassi; Aprender Conectado pode ser concluído em 2025

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) tem a expectativa de concluir as contratações de fornecedores do programa Aprender Conectado, que se propõe a levar conectividade a 40 mil escolas públicas em localidades remotas, em 2025 – isto é, um ano antes do prazo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).

Durante o evento Edtechs e as Escolas Públicas, promovido pelo Tele.Síntese, nesta quinta-feira, 22, Eduardo Jacomassi, gerente de Universalização e Ampliação do Acesso da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e membro do Gape, afirmou que a Fase 5 do Aprender Conectado deve começar a ser planejada ainda este ano.

Conforme os resultados da Fase 4, cujo processo de seleção de fornecedores teve início nesta semana, a próxima etapa pode ser a última do programa. A estimativa é de que aproximadamente 15 mil a 17 mil escolas de ensino básico (níveis fundamental e médio) entrem na quinta rolagem da política pública.

“Esperamos até o final do ano, conforme o chamamento da Fase 4, começar a planejar a Fase 5, que deve ser a última. Se conseguirmos calibrar bem, pegamos todos os recursos que faltam e investimos nas últimas 15 mil, 17 mil escolas e tentamos concluir tudo até o final de 2025”, destacou Jacomassi.

Contratos

De acordo com Flávio Ferreira dos Santos, presidente da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE), organização responsável pela execução do Aprender Conectado, os contratos com fornecedores das Fases 2 e 3 do programa estão sendo finalizados. As informações detalhadas devem ser divulgadas na próxima semana.

Flávio Ferreira dos Santos, presidente da EACE – Aprender Conectado

Santos indicou que, conforme previsão em contrato, as empresas selecionadas têm de 30 a 60 dias para implementar os serviços nas escolas. O prazo sobe para 90 dias caso os equipamentos precisem ser importados.

“Tem sido uma grande surpresa para nós. Muitos fornecedores têm nos informado que possuem grande parte [dos equipamentos] em estoque e podem começar imediatamente. Devemos ter escolas conectadas dessas Fases 2 e 3 agora em setembro”, afirmou o presidente da EACE.

Santos ainda sinalizou que a EACE pode fechar contratos com as empresas da Fase 4 ainda em 2024. “O cronograma estimado é o início de dezembro para assinar”, apontou.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 975