Fujioka Distribuidor ganha espaço no mercado de ISPs com roteadores WiFi 6 da HUAWEI

Com entregas em todo o País, o distribuidor oferece pagamento facilitado para pequenos provedores conseguirem comprar roteadores de última geração

Fujioka ganha espaço no mercado de ISPs ao vender roteadores de WiFi 6 da HUAWEI

Com um modelo de negócios favorável aos pequenos provedores de banda larga fixa, o Fujioka Distribuidor vem se destacando como um dos principais distribuidores de roteadores WiFi 6 da HUAWEI no Brasil. A parceria entre as empresas permite que os provedores de internet locais tenham acesso a equipamentos da HUAWEI de última geração, podendo aperfeiçoar os serviços oferecidos aos clientes, graças aos métodos de pagamento acessíveis do Fujioka.

O distribuidor conta com um amplo portfólio de roteadores da marca, incluindo o HUAWEI WiFi AX3S, que foi lançado em dezembro do ano passado e tem sido referência em termos de conexão, velocidade e flexibilidade de rede.

Com Centros de Distribuição em Goiás e Distrito Federal, além de parcerias com 35 transportadoras, o Fujioka Distribuidor fornece equipamentos para todo o território nacional, tendo iniciado a distribuição de roteadores da HUAWEI há dois anos – e vem colhendo os frutos dessa parceria desde então.

Os dados mostram que a divisão de Informática, a qual inclui equipamentos de redes sem fio, passou a representar 35% das vendas da empresa. Além disso, a receita da categoria no distribuidor dobrou a partir da comercialização dos roteadores da HUAWEI.

“Apesar de o nosso negócio não ser voltado apenas a provedores, temos crescido nesse segmento”, afirma Igor Coelho, gerente de Produtos do Fujioka Distribuidor. “Os produtos da HUAWEI incrementaram o nosso portfólio e ainda não concluímos tudo o que planejamos. Temos um plano muito grande com a marca daqui para a frente”, acrescenta.

Facilidade de pagamento

Segundo Coelho, além de investir em equipamentos de alta qualidade, o Fujioka Distribuidor tem avançado como distribuidor de dispositivos para redes WiFi ao disponibilizar métodos de pagamento diferenciados para provedores de serviços de internet (ISPs), sobretudo de pequeno porte.

Em linhas gerais, conforme o volume de compras, a empresa oferece carência de até 90 dias e parcelamento em até sete vezes. “O padrão no mercado é oferecer carência para quem gasta a partir de R$ 1 milhão. Fazemos por muito menos do que isso”, diz o gerente.

Ele também ressalta que o modelo de negócio foi criado com o intuito de contribuir para o equilíbrio financeiro dos provedores. Acontece que, para fornecer o serviço de internet ao assinante, o ISP tem que arcar com diferentes custos, como o de instalação de equipamentos, ativação da banda larga, entrega contínua de conectividade e disponibilização de suporte técnico.

Inclusive, nos primeiros meses de assinatura, período em que a relação de confiança ainda está sendo construída, o ISP tem que ser muito presente e estar em contato constante com o usuário para fidelizar o cliente em sua base.

“Sabemos que o ISP tem um gasto para ativar o serviço do cliente e que começa a lucrar mesmo só depois de uns cinco meses. Então, facilitamos as condições de pagamento para o provedor nos primeiros meses após a aquisição dos roteadores, para que ele não fique sufocado com muita coisa para pagar”, explica.

Além do mais, Coelho ressalta que contribuir para a sustentabilidade financeira dos provedores beneficia todo o setor, incluindo fabricantes e distribuidores de equipamentos.

“Menos sufocado com gastos, o provedor consegue ampliar a infraestrutura e investir na aquisição de equipamentos mais robustos. Isso faz com que ele ganhe mais clientes e, por consequência, faça novos pedidos de aparelhos”, resume.

Vantagens do roteador AX3S

Lançado em dezembro do ano passado, o HUAWEI WiFi AX3S é o roteador ideal para provedores que querem se destacar no competitivo mercado de banda larga fixa. O equipamento conta com taxa de transmissão de até 3.000 Mbps e funciona com o WiFi 6 tanto na frequência de 2,4 GHz quando na de 5 GHz.

Além disso, o aparelho opera com largura de banda de 160 MHz e tem suporte a 128 dispositivos conectados ao mesmo tempo em cada frequência. Graças a uma tecnologia embarcada, o AX3S ainda é capaz de fazer uma gestão inteligente do sinal, distribuindo o tráfego de dados conforme a demanda de cada dispositivo conectado, evitando o congestionamento da rede.

Na prática, o roteador tem capacidade para suportar planos de internet de 1 Gbps, o que permite que o provedor forneça ao cliente uma conexão robusta, estável e segura.

“Outra vantagem é que o provedor pode instalar o roteador na casa do cliente e aumentar o plano de banda larga duas ou três vezes com o mesmo aparelho, sem precisar trocá-lo. Isso reduz muito o custo operacional ao longo do tempo”, assinala Coelho.

Praticidade

Com antenas de última geração, o AX3S tem uma área de cobertura de 100 m². De todo modo, caso seja necessário ampliar o alcance do sinal, o aparelho pode ser facilmente usado para criar uma rede mesh com roteadores de outras marcas, utilizando o protocolo EasyMesh. A solução flexibiliza a gestão dos estoques por parte das distribuidoras e permite que os provedores tenham mais eficiência e precisão na hora de oferecer o pacote de internet.

O roteador ainda tem suporte às tecnologias de segurança (HomeSec) e de configuração em lote (HiConfig) da HUAWEI, bem como ao aplicativo HUAWEI AI Life, que permite que o assinante personalize diversos aspectos da rede doméstica.

Os roteadores da HUAWEI ainda suportam a tecnologia HarmonyOS Mesh+, que cria uma rede doméstica unificada com aparelhos da marca, como o AX2, AX2S, AX3S, Mesh 3 e AX3 Pro, que atendem a diferentes tipos de necessidades dos clientes.

“Hoje em dia, os provedores, especialmente os pequenos, precisam trabalhar com inteligência de mercado para lucrar”, diz o gerente do Fujioka Distribuidor. “Se o prestador não tem um produto que entrega o que o assinante espera, o cliente vai rapidamente para outra empresa”, acrescenta Coelho.

Para saber mais sobre o equipamento, visite o site Fujioka Distribuidor.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10893