Febraban Tech 2024 dobra de tamanho
Durante os dias 25 e 27 de junho, um público de quase 50 mil pessoas deve passar pela Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação do setor financeiro organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A expectativa é que o número de participantes seja similar ao da edição passada, mas esta 34ª edição teve um crescimento de mais de 50% da área construída em relação ao ano passado. No total, são 19.681 m2.
Além do aumento da área de exposição, que passou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20%, o evento terá mais estandes. Serão 180, número mais de 13% acima de 2023. Partes externas do Transamerica Expo Center, em São Paulo, onde será o evento, também foram incorporadas.
“Teremos tendas do lado de fora, boulevard para atendimento do público, mais espaço para almoço e áreas de alimentação”, conta Denise Perotti, diretora-adjunta da Presidência e de Eventos da Febraban. “O objetivo foi proporcionar mais comodidade e mais conforto para que as pessoas transitem melhor”, afirma.
Outro incremento do Febraban Tech 2024 é a oferta de mais espaço para fintechs. Com uma trilha temática dedicada à parceria entre essas empresas e os bancos e como isso fortalece o setor, além de promover a inclusão financeira, o evento terá 13 painéis no espaço batizado de Arena Fintech.
Integrado à Arena, o Fintech Lounge terá a exposição de serviços e soluções tecnológicas apresentadas por 35 startups – em 2023, foram 25. “Ampliamos em razão da procura. Os bancos buscam conhecer os projetos das fintechs e nós estimulamos essa parceria”, afirma Perotti.
O Fintech Lounge terá ainda um campeonato de pitches e um júri formado por especialistas dos setores de tecnologia e financeiro irá escolher as duas melhores propostas. “As vencedores terão a oportunidade de agendamento de reuniões com os bancos, podendo, assim, fazer negócios”, explica a diretora-adjunta.
Jornada responsável
Ao longo dos três dias de evento, cerca de 120 painéis vão discutir os principais temas relacionados à atualidade do sistema financeiro. Com 12 trilhas temáticas, será possível ficar por dentro do Open Finance, Drex, o ESG no Brasil, cibersegurança bancária entre outros assuntos, todos tendo como pano de fundo o tema principal da edição, que é a inteligência artificial (IA).
“O Febraban Tech já vem discutindo a IA há algum tempo e estava no radar tê-la como tema principal. Achamos que era o momento, pois é algo que já está mais maduro. E como tratar da IA no setor financeiro? Tem que ser como tudo é tratado, de forma responsável e consciente. Esta é uma revolução sem precedentes, principalmente para o setor”, diz Perotti.