FCC quer regular mercado de serviços oferecidos no espaço

Ação da Comissão Federal de Comunicações é um esforço para promover a liderança dos Estados Unidos na economia espacial emergente

A Comissão Federal de Comunicações (FCC)  dos Estados Unidos votou na sexta-feira, 5, pela abertura de um estudo sobre o potencial econômico e questões políticas relacionadas à manutenção, montagem e fabricação de produtos no espaço.

Segundo a autarquia, o processo faz parte de um esforço para “promover a liderança dos EUA na economia espacial emergente”.

Com a abertura do processo, os técnicos da agência farão levantamentos sobre as oportunidades e desafios das missões espaciais de manutenção de satélites, de reabastecimento, de inspeção e reparo de espaçonaves em órbita, captura e remoção de detritos, e transformação de materiais por meio da fabricação fora da atmosfera da Terra.

A FCC diz que existe potencial de estabelecer indústrias, criar novos empregos, mitigar as mudanças climáticas e promover o progresso econômico, científico, tecnológico e nacional dos Estados Unidos através da exploração de serviços no espaço.

A iniciativa da FCC está alinhada com o recente lançamento de uma Estratégia Nacional para Manutenção, Montagem e Manufatura no Espaço pelo Escritório de Políticas Científicas e Tecnológicas dos EUA.

De olho no futuro

A iniciativa não interfere, ao menos por enquanto, nas políticas de espectro para uso por satélites da FCC, diz a agência. Pelo contrário. A autarquia também adotou novas regras para estabelecer as bases para dar às empresas de lançamento de satélites acesso imediato ao espectro para transmissões de veículos de lançamento espacial durante os testes de pré-lançamento e operações de lançamento espacial.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373