FCC autoriza operadoras a bloquearem spam telefônico por padrão

Chamadas feitas por robôs poderão ser bloqueadas sem consentimento prévio dos destinatários
Projetado por Freepik

A Federal Communications Commission (FCC), órgão que regula o mercado estadunidense de telecomunicações, aprovou nesta semana regulamento que libera as operadoras de telefonia a bloquearem por conta própria as “robocalls”, chamadas automatizadas responsáveis por spam telefônico.

Para isso, as operadoras poderão fazer uma análise das chamadas realizadas a fim de identificar quais seriam feitas por robôs e, então, bloqueá-las. O cliente não precisa pedir para que a operadora realize o bloqueio. Mas é preciso realizar opt-out (pedir para sair) caso alguém se sinta prejudicado e queira receber chamadas automatizadas.

Embora as empresas tenham produtos aos quais os clientes podem aderir, a partir de agora esse produtos podem estar ativados por padrão nas linhas.

A nova regra também permite que as operadoras comercializem serviços para bloqueio de números telefônicos que não sejam robôs ou estejam em listas de origem de spam telefônico.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122