Fastweb vende participação em rede do Grupo TIM para a KKR

Subsidiária da Swisscom passa fatia de 4,5% na FiberCop, rede secundária da Telecom Italia, para a KKR por 439 milhões de euros; transação depende da conclusão do negócio da NetCo
Fastweb vende participação em rede secundária do Grupo TIM para a KKR
Fastweb fecha acordo para vender participação de 4,5% na rede secundária do Grupo TIM para a KKR (crédito: Freepik)

A Fastweb, uma subsidiária da operadora Swisscom na Itália, anunciou, nesta quarta-feira, 5, que fechou um contrato para vender a sua parte na FiberCop, a rede secundária de fibra óptica do Grupo TIM (antiga Telecom Italia). A compradora da participação de 4,5% é a Optics BidCo, subsidiária da KKR, empresa que também tem um acordo para compra da NetCo, unidade de rede fixa do Grupo TIM no território italiano.

Conforme o acordo, a KKR vai adquirir todas as ações atualmente detidas pela Fastweb na FiberCop pela soma de 439 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,52 bilhões).

A subsidiária da Swisscom é acionista da FiberCop desde a fundação da unidade, em 2020. À época, o braço de última milha da rede de fibra foi constituído por Grupo TIM (58% das ações), KKR (37,5%) e Fastweb (4,5%).

Em nota, a Swisscom ressaltou que a venda da participação na FiberCop depende da conclusão do negócio entre o Grupo TIM e a KKR, no que diz respeito à NetCo. De todo modo, indicou que o fechamento do acordo está previsto para o terceiro trimestre deste ano.

Vale lembrar que, no fim do mês passado, a companhia italiana recebeu autorização regulatória da União Europeia (UE) para transmitir o controle da NetCo para o fundo norte-americano. Quando do anúncio do negócio, em novembro de 2023, o Grupo TIM informou que a expectativa era de que todo o processo de venda fosse concluído durante o verão de 2024 no hemisfério norte (período de junho a setembro).

Futuro na Itália

Segundo a Swisscom, apesar do acordo com a KKR, a Fastweb continuará investindo em infraestruturas de conectividade na Itália. A subsidiária deve direcionar os esforços para aumentar a sua rede proprietária e seguirá atuando como um fornecedor de serviços atacadistas.

“A Fastweb continua totalmente comprometida com a sua missão de impulsionar a inovação e a conectividade no país [Itália] através de investimentos nas principais infraestruturas de telecomunicações”, diz a matriz suíça, em nota.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 860