Facebook concorda em ampliar investigação sobre Brexit
O Facebook resolveu recuar e, em carta a comissão eleitoral do Reino Unido responsável pelo referendo sobre a permanência ou não no bloco do euro, concordou em ampliar as investigações para verificar se entidades russas utilizaram suas páginas para influenciar no referendo. As respostas anteriores da empresa foram consideradas insuficientes pela comissão.
“Estamos empenhados em fazer todos os esforços razoáveis para determinar se houve ou não uma atividade coordenada semelhante à que foi encontrada nos EUA e informar [aos interessados] assim que o trabalho for concluído”, disse o Facebook em uma nova carta ao comitê .
As autoridades europeias suspeitam que as entidades russas que operaram através do Facebook para influenciar as eleições norte-americanas a favor de Donald Trump também teriam se manifestado a favor da saída do Reino Unido do bloco europeu.
“Sabemos que agências russas operaram bots [Twitter] durante o referendo”, disse Damian Collins, presidente do comitê. “Sabendo o que sabemos, é provável que essas mesmas agências russas estejam ativas [no Facebook]”. (Com noticiário internacional)