EVEO inaugura data center em Curitiba e projeta expandir serviços na região Sul

Unidade dá início à estratégia de expansão física da empresa, que prevê pôr em funcionamento outros três centros de dados neste ano
Data center da EVEO em Curitiba
Data center da EVEO em Curitiba deve expandir atuação da empresa na região sul do País (crédito: Divulgação/EVEO)

A EVEO inaugurou, na quarta-feira, 15, um data center em Curitiba, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos clientes da região Sul.

A unidade foi projetada para operar de forma independente, mas mantendo interligação com o centro de dados de São Paulo, tanto para contingência como para integração de serviços.

A iniciativa faz parte da estratégia de expansão nacional de serviços de edge computing da EVEO. Na prática, a empresa quer encurtar a distância física entre sua infraestrutura e as instalações dos clientes nas bordas. Com isso, poderá reduzir a latência, aprimorar o atendimento, facilitar a conexão e garantir maior customização do portfólio para as necessidades regionais.

Segundo o COO da EVEO, Lucas Vanzin, o novo data center deve garantir níveis de latência para os clientes locais compatíveis com as demandas de velocidade e flexibilidade do atual cenário. Serviço que devem ser afetados positivamente são os de telefonia digital, hospedagem de sistemas internos, desktop remoto, armazenamento de arquivos críticos, entre outros.

“Com a chegada do 5G, diminuir a latência, mesmo que em nível de milissegundos, pode se tornar um diferencial de negócios mais relevante para os nossos clientes”, diz, em nota, Vanzin.

Além disso, na avaliação da empresa, a unidade de Curitiba deve tornar suas ofertas de nuvem privada e servidores dedicados mais atraentes para um universo estimado de 20 mil empresas.

O centro de dados inaugurado na capital paranaense não deve ser a única novidade da empresa em 2023. O plano de expansão regional da EVEO prevê a instalação de novos data centers em outros três pontos geográficos. A previsão é de que os sites, em fase final de definição, sejam ativados ao longo deste ano. O investimento total deste ano foi orçado em R$ 20 milhões, informou a empresa. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373