EUA retiram acusações contra Meng Wanzhou, CFO e herdeira da Huawei

Filha do fundador da empresa de tecnologia ficou quase três anos detida no Canadá sob a acusação de fraude pelo governo norte-americano; livre de processo, Meng Wanzhou poderá voltar à China
EUA retiram processo contra Meng Wanzhou, da Huawei
Meng Wanzhou, diretora da Huawei, poderá voltar à China, após governo dos EUA retirar acusações (foto: Huawei)

Os Estados Unidos retiraram as acusações contra a CFO da Huawei, Meng Wanzhou. Segundo a Reuters, promotores disseram ao juiz responsável pelo caso para rejeitar as acusações contra a executiva, que é filha de Ren Zhengfei, fundador da empresa chinesa.

Acusada de fraude nos Estados Unidos, Meng ficou detida no Canadá por quase três anos. As acusações foram retirada em razão de um acordo, por meio do qual o governo norte-americano desistiu de um pedido de extradição da executiva.

Como o acordo, estipulado em setembro de 2021, não foi violado, os promotores norte-americanos agiram para rejeitar a acusação contra Meng. Com isso, a CFO, que também atua como vice-presidente da companhia, poderá voltar à China.

DISPUTA

A despeito do processo contra Meng, a Huawei enfrenta outras acusações de fraude no território norte-americano.

Após a prisão da executiva, o governo dos Estados Unidos aplicou diversas sanções comerciais à companhia chinesa, além de incluí-la em uma lista de empresas proibidas de comprar componentes fornecidos por negócios locais. Além disso, os Estados Unidos consideram a Huawei um risco à segurança do país.

Em 2018, a empresa chinesa foi indiciada por suspeita de conspirar contra segredos comerciais de empresas norte-americanas e auxiliar manifestações antigovernamentais. A companhia nega as acusações.

Em 2019, a Huawei foi banida dos EUA. À época, o governo incluiu a companhia em uma lista de empresas proibidas de comprar tecnologia norte-americana livremente.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10498