Ericsson vende parte da divisão de mídia
A fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson anunciou hoje, 31, a venda de 51% da sua divisão de mídia para o fundo One Equity Partners (OEP). O valor não foi revelado.
A empresa vinha tentando, ainda, vender a empresa Red Bee Media, da qual é dona. Mas afirma em comunicado que os lances não atingiram o valor desejado. O negócio continuará a ser explorado pela companhia, mas como subsidiária independente.
Resultados de 2017
A fabricante registrou prejuízo líquido equivalente a US$ 4,47 bilhões em 2017. Em 2016 a empresa lucrava US$ 214 milhões. O resultado foi impactado pela baixa contábil de quase US$ 2 bilhões anunciada no começo do ano e também pela desvalorização do dólar frente a Coroa Sueca. Também reflete a baixa no faturamento, que caiu 10%, para US$ 25,6 bilhões.
Segundo a empresa, a queda nas receitas também foram motivadas pela queda de contratações de sistemas LTE por operadoras na China e por amortização de empréstimos realizados no período.
Todas as rubricas da empresa tiveram piora no ano passado. A margem caiu de 29,8% em2016 para 22,1%. O lucro operacional retraiu-se 38,1%. A margem operacional ficou negativa em 18,9%. O fluxo de caixa das operações encolheu de US$ 1,7 bilhão para US$ 1,1 bilhão.
A Ericsson continua tocando uma reestruturação profunda. No quarto trimestre demitiu 10 mil funcionários diretos e terceirizados mundo afora, pouco menos de 10% de sua força de trabalho. A meta da companhia é reduzir custos em US$ 1,2 bilhão até meados de 2018. Até o momento, atingiu 60% desta meta.
O desempenho internacional do grupo destoa da unidade brasileira. A Ericsson chama a atenção no balanço para o os negócios no Brasil. Eles compensaram em boa medida os resultados da divisão “Europa e América Latina”. Não fosse o mercado local, haveria uma retração maior das receitas obtidas nessas regiões, que ficou em -10% na comparação anual.
2018
Para este ano, as previsões da empresa são um pouco melhores. O CEO da companhia, Börje Ekholm, diz esperar retração de 2% no mercado de estações radiobase, enquanto ano passado o encolhimento foi de 8%.
O mercado chinês continuará a diminuir, e os resultados deverão vir da América do Norte. A companhia pretende reduzir gastos em ao menos 1%. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento vão encolher 2%.