Ericsson anuncia soluções de orquestração e fatiamento de rede 5G

Segundo a fabricante, plataformas devem habilitar casos de uso de alto impacto com a tecnologia de quinta geração móvel e abrir espaço para que operadoras obtenham novas receitas
Ericsson lança soluções de orquestração e fatiamento de rede 5G
Segundo a Ericsson, plataformas de orquestração e fatiamento de rede podem ajudar na busca pela monetização do 5G (crédito: Freepik)

A Ericsson anunciou, na quinta-feira, 15, novas soluções para orquestração de redes móveis. Os produtos devem ajudar as operadoras a habilitar casos de uso de alto impacto por meio da tecnologia 5G, incluindo fatiamento de rede (também conhecido como “network slicing”).

Segundo a companhia, a solução Ericsson Service Orchestration and Assurance fornece ferramentas para que as prestadoras gerenciem serviços em diversos domínios de rede em ambiente de TI híbridos compostos por vários fornecedores.

A empresa também anunciou a plataforma Ericsson Dynamic Network Slicing, projetada para facilitar a implementação do fatiamento de rede 5G. A expectativa é de que a aplicação simplifique a criação de serviços dependentes de fatiamento, abrindo espaço para o fluxo de novas receitas.

Em comunicado, a fabricante sueca destacou que as tecnologias oferecem suporte “à orquestração e garantia de serviços completos em todas as etapas, desde as redes de acesso [via] rádio (RAN) até as redes principais, incluindo a monetização”.

A Ericsson também informou que, no que diz respeito às novas soluções, conta com 18 contratos comerciais e 32 projetos de prova de conceitos concluídos até o momento. Além disso, a empresa está trabalhando com prestadoras de serviços de comunicação em todo o mundo em jornadas de orquestração e garantia de gerenciamento de serviços.

Adicionalmente, a fabricante ressaltou que baixa latência, alta largura de banda e outras características diferenciadas de conectividade 5G exigem sistemas de suporte à operação (OSS, na sigla em inglês) e sistemas de suporte ao negócio (BSS) de alta qualidade, o que deve aumentar a atratividade de seus produtos.

“Com estas novas capacidades, os provedores de serviços de comunicação podem comercializar, operacionalizar e industrializar níveis de desempenho comprometidos – permitindo novos serviços inovadores, impulsionando eficiências com automação e, principalmente, garantindo economias de escala”, afirma a companhia, em nota.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11074