Entidades do Brasil e da Alemanha firmam acordo para inovação industrial
A organização social Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) firmou parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo, na sigla em alemão) para estimular a cooperação entre os dois países para a inovação na indústria brasileira.
O acordo foi assinado neste domingo, 12, na presença do ministro da Economia e Proteção Climática da Alemanha, Robert Habeck, durante a 39ª edição do EEBA (Encontro Econômico Brasil-Alemanha) 2023, em Belo Horizonte (MG).
A cooperação bilateral busca fomentar projetos, principalmente na área de pesquisa em bioeconomia e hidrogênio verde, e a conexão entre startups e empresas. O objetivo é facilitar o acesso aos instrumentos de apoio técnico e financeiro da Embrapii.
O diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira destaca que a organização social busca realizar ações de cooperação internacional para estimular a inovação em áreas estratégicas.
“No caso específico da Alemanha, temos o enfoque na bioeconomia, o que está bastante alinhado à agenda de sustentabilidade que, nos anos mais recentes e, de forma mais expressiva em 2023, tem sido uma das prioridades da Embrapii”, destaca Pereira.
O presidente da AHK São Paulo, Manfredo Rübens, afirma que há uma atenção especial às pequenas e médias empresas (PMEs), nas áreas de inovação aberta e transição energética. “Como representantes da economia da Alemanha no Brasil, entendemos que a parceria com a Embrapii é estratégica para o fortalecimento e aumento da competitividade da indústria brasileira”, afirmou.
Ainda de acordo com a organização social, o acordo prevê levantamentos e compartilhamento de informações para identificar as principais demandas e necessidades da indústria local, com especial foco em startups e PMEs; assim como desenvolvimento, planejamento e execução de projetos e eventos.
O EEBA 2023 é considerado um dos eventos de maior relevância para o relacionamento entre os dois países. Neste ano, foram discutidos temas relacionados às cadeias de valores, sustentabilidade e economia circular. O evento foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).
Com informações da assessoria de imprensa