Empresas avançam em fibra e priorizam plataformas a sites próprios

Divulgada pelo CGI.br, pesquisa TIC Empresas indica que conexões de fibra óptica chegam a 91% dos negócios com acesso à internet; aplicativos de mensageria e redes sociais são mais usados do que websites, inclusive para o comércio eletrônico
Empresas avançam em conexões de fibra óptica e priorizam vendas por meio de plataformas digitais
Mais conectadas em fibra, empresas preferem vender via plataformas, em vez de investir em site próprio (crédito: Freepik)

As empresas brasileiras estão mais conectadas, sobretudo em fibra óptica. É o que mostra a edição de 2023 da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), nesta terça-feira, 14.

O estudo mostra que, até o ano passado, 91% das empresas com acesso à internet contavam com conexões de fibra. O uso da tecnologia cresceu consideravelmente nos últimos anos, visto que alcançava 67% em 2019 (antes da pandemia de covid-19) e 87% em 2021.

A pesquisa indica que as conexões a cabo ficaram estáveis (54%) entre 2021 e 2023, ainda que tenham avançado em relação a 2019 (51%). Cenário similar se observa no uso da banda larga via modem 3G ou 4G. A rede móvel era usada por 46% das empresas em 2019, subindo em 2021 para 49% – ficou estável em 2023.

Na contramão, nota-se que as conexões DSL tiveram uma queda significativa de 2019 (54%) para 2021 (36%). A estabilidade também foi observada em 2023.

O levantamento aponta que mais da metade das empresas brasileiras (54%) contrata planos de banda larga de até 300 Mbps, das quais 27% assinam pacotes de até 100 Mbps. Outros 17% têm planos de 300 Mbps a 500 Mbps, 12% de 500 Mbps a 1 Gbps. Conexões superiores a 1 Gbps chegam a 9% dos negócios – 8% das empresas entrevistadas não souberam precisar a velocidade de download contratada.

Plataformas digitais

Segundo a pesquisa, as empresas brasileiras priorizam o uso de plataformas digitais, incluindo aplicativos de mensageria e redes sociais, a sites próprios.

Isso porque apenas 56% dos negócios contam com websites. O percentual cai para 52% no caso das pequenas empresas (organizações de 10 a 49 pessoas ocupadas), mas sobe para 77% entre as médias (até 249 pessoas) e 85% entre as grandes (mais de 250 pessoas ocupadas).

No entanto, 89% das empresas possuem perfil ou conta própria em alguma plataforma digital. A taxa sobe para 90% e 92% quando se avalia separadamente médias e grandes empresas, respectivamente – as pequenas ficam na média (89%).

Entre as plataformas, aplicativos de mensageria (WhatsApp e Telegram) lideram, sendo usados por 74% das empresas. Perfis em redes com foco em fotos e vídeos, como Instagram, Snapchat, TikTok e Flickr, alcançam 71% dos negócios. Já o Facebook é usado por 63% das empresas no País. LinkedIn (30%) YouTube ou Vimeo (18%) e o X (8%), o antigo Twitter, aparecem de forma mais modesta.

No que diz respeito ao comércio eletrônico, os canais mais utilizados são WhatsApp, Skype e chat do Facebook (78%). E-mails (58%) e redes sociais (39%), como Facebook, Instagram e Snapchat, aparecem na sequência, à frente dos sites próprios das empresas (31%). Outros aplicativos (27%) e marketplaces (20%) também são usados de forma significativa.

“A pesquisa mostra que uma parcela importante das empresas em atividade no País não possui website”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br, em nota. “Há espaço para que elas, sobretudo as pequenas e médias, diversifiquem e complexifiquem essa participação”, acrescenta.

Realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a TIC Empresas contou com 4.057 entrevistas com empresas com dez pessoas ocupadas ou mais, em todo o território nacional. Os dados foram coletados entre março e dezembro de 2023.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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