Emmanuel Campelo, advogado, e da cota do PMDB, é indicado para a Anatel

Os rumores que circulavam no mercado se confirmaram. O presidente Michel Temer enviou hoje, 6, para o Senado Federal o nome do advogado Emmanoel Campelo, filho do ministro do TST, Emmanoel Pereira, para a vaga de conselheiro da Anatel em lugar de Igor de Freitas, cujo mandato acaba no próximo dia 4.

Emmanoel-Campelo-cnj-divulgacaoOs rumores que circulavam no mercado se confirmaram. O presidente Michel Temer enviou hoje, 6, para o Senado Federal o nome do advogado Emmanoel Campelo, filho do ministro do TST, Emmanoel Pereira, para a vaga de conselheiro da Anatel em lugar de Igor de Freitas, cujo mandato acaba no próximo dia 4.

Campelo foi integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicado para ocupar a vaga da representação da Câmara dos Deputados por Dilma Rousseff em 2012, para um mandato de dois anos. Ele é mestre em direito Internacional pela Universidade de Brasília e foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados entre 2008 e 2011.

A indicação do advogado é da cota do senador Garibaldi Alvez (PMDB-RN) e do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, preso pela Lava-Jato. Inicialmente, a sua indicação estava prevista para o Conselho do Ministério Público, mas essa vaga acabou sendo preenchida por um indicado do  presidente do Senado, Eunício de Oliveira e, então, ele acabou transferido para a Anatel.

OI

Campelo teve recentemente um envolvimento muito próximo com a concessionária em recuperação judicial, a Oi. Ele foi indicado pelo juiz da 7a Vara Empresarial para ser o mediador entre a operadora e a Anatel para tentar buscar uma conciliação para as multas da operadora na Recuperação Judicial. Mas a Advocacia Geral de União (AGU) preferiu adotar outro caminho, recorrendo à justiça para sair da RJ, disputa que continua até hoje.

Conforme o Valor Pro, o nome de Campelo aparece também na investigação da Lava Jato, em ligações para o ex-ministro Henrique Eduardo Alves, que está preso.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2259