Embratel lança solução de ensino complementar
Embratel Sala de Aula é a solução que a empresa anuncia para ensino complementar. O lançamento, segundo a operadora, é uma plataforma para transmitir conteúdo educacional de escolas (públicas e privadas); e de empresas e instituições de treinamento no formato On Demand.
A solução da Embratel é projetada para alimentar o ensino remoto e híbrido e, dessa forma, servir como complemento às aulas presenciais.
A Embratel diz que oferece todo suporte e operação do ambiente em nuvem, possibilitando transmissões de baixa latência aos usuários. De acordo com a empresa, os dados móveis utilizados para acessar a plataforma são patrocinados por instituições e empresas (zero rating) e que, por conta disso, os usuários não precisam ter internet banda larga para acompanhar as aulas.
Na semana passada, a Embratel havia anunciado que está com uma nova unidade com especialistas em nuvem,
Interatividade
Sala de Aula tem como foco a interatividade entre os usuários por meio da plataforma. Permite a interação com o uso de videoconferência, além do envio de exercícios, videoaulas, links, fotos e livros, por exemplo, com o uso de uma sala de aula virtual e serviço de mensageria.
Nas aulas em tempo real, os professores podem compartilhar suas telas de quaisquer dispositivos para mostrar imagens, vídeos e documentos, além de realizar enquetes e quiz, utilizando o conceito de gameficação.
O envio de notificações é liberado de forma segmentada para determinado aluno, turma, séries de ensino ou outros grupos de interesse, como diretores de escola e gestores. O Embratel Sala de Aula também suporta transmissões interativas em tempo real (live streaming) para grandes grupos de usuários.
A Embratel aponta que, com a plataforma, os professores podem enviar correções de materiais e acompanhar, por meio de um painel de controle (dashboard), a aprendizagem, o engajamento e a presença dos alunos, com acesso a relatórios gerenciais. Dados de controle de frequência, tarefas e atividades realizadas são disponibilizados, o que facilita a integração entre Business Intelligence e CRM.
Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, diz que Sala de Aula é multiplataforma e está disponível em diversos sistemas operacionais, web e desktop. A solução fica alocada na nuvem e possibilita a integração com outros ambientes virtuais de aprendizagem que a instituição já utilize. (Com assessoria de imprensa)