Embratel lança plataforma para apoiar campanhas de marketing
A Embratel, braço para serviços corporativos da Claro, anunciou uma plataforma para que empresas possam avaliar e direcionar estratégias de marketing e vendas. A solução Insights 360 também fornece recomendações de campanhas publicitárias para que os negócios aprimorem a comunicação dos produtos e serviços oferecidos no mercado.
Segundo a Embratel, a solução pode ser utilizada em diversos setores, como atacado, varejo, indústria, bancos, agências de publicidade, concessionárias automotivas e marketplaces.
Na prática, a plataforma analisa informações das empresas para avaliar ações já realizadas e, assim, indicar eventuais ajustes, além de fornecer planejamentos com base em históricos e tendências observadas. Com uma visão detalhada do desempenho, é possível constatar se os investimentos geraram resultados efetivos, bem como se devem ser ampliados ou reduzidos nas próximas campanhas.
Além disso, o retorno dos investimentos é avaliado de forma contínua pela plataforma, de modo que a empresa não precisa esperar o fim da ação comercial para analisar a estratégia.
“O Insights 360 é capaz de recomendar as melhores mídias, sejam online ou offline, para clientes fazerem uma distribuição do mix de investimento de marketing mais adequada”, afirma a diretora de Operações de TI da Embratel, Andrea Mannarino.
Como funciona
De acordo com a Embratel, o primeiro passa para a utilização do Insights 360 é o mapeamento e o agrupamento de dados sobre determinado produto ou serviço, os quais ficam armazenados no LakeIT, plataforma de data lake as a service da empresa.
O usuário pode inserir informações sobre o faturamento mensal, semanal ou diário de um produto, além das vendas divididas por áreas geográficas, desde cidades até bairros. Também é possível alimentar a solução com ações feitas em outdoor, revistas, jornais, sites, mídias sociais e televisão, com os respectivos investimentos e as datas de veiculação das campanhas.
O Insights 360 ainda pode ser integrado à Claro Geodata, solução da Embratel que identifica a quantidade de pessoas que passam ao redor de uma loja utilizando as antenas da operadora. A integração permite acessar estatísticas sociodemográficos, horários de pico de movimento e zonas de influências, também com a finalidade de aperfeiçoar as ações comerciais.