Em alta pelo 10º mês, varejo cresce 2,8% em agosto

O resultado é do Índice Cielo do Varejo Ampliado que também mediu crescimento de 17, 1% no Rio de Janeiro, durante o Rock in Rio.
Em alta pelo 10º mês, varejo cresce 2,8% em agosto - Crédito: Freepik
Crédito: Freepick

As vendas no varejo cresceram, descontada a inflação, 2,8% em agosto se comparado a igual mês do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Na avaliação de Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, o comércio está em recuperação, potencializado pela performance de segmentos como Postos de Gasolina, Turismo e Transporte e Bares e Restaurantes.

“No caso de postos de gasolina é possível associar a aceleração do crescimento de vendas, já descontada a inflação, à queda de preços verificada recentemente. De forma geral, agosto marcou o décimo mês seguido de crescimento do varejo, algo que não ocorria desde dezembro de 2019. Ainda assim, o nível das vendas está abaixo do período pré-pandemia quando eliminados os efeitos de aumento de preços”, afirmou.

Rock in Rio

Já o faturamento do varejo na cidade do Rio de Janeiro cresceu 17,1%, sem descontar a inflação, durante o período de realização do Rock in Rio, entre 2 e 11 de setembro, em comparação com período similar do ano passado, ainda segundo a Cielo

Os segmentos que registraram as maiores altas nas vendas foram: Transporte (+78,7%), Companhias Aéreas (+71,4%), Hotéis (+56,8%), Recreação e Lazer (+44,9%) e Bares e Restaurantes (+21,5%).

Segundo Diego Adorno, os números mostram que o evento foi capaz de alavancar todo o comércio da cidade, especialmente aqueles segmentos mais ligados à realização do festival de música.

No primeiro fim de semana do festival, entre os dias 2 e 4 de setembro, as vendas no Varejo na capital fluminense subiram 18,4%, na comparação com o período, com destaques para Hotéis (+83,3%) e Transporte (+67,4%).

As vendas cresceram 16,1% no período entre 8 e 11 de setembro, no segundo fim de semana do Rock in Rio. O faturamento das companhias aéreas subiu 99,4%; enquanto do segmento de Transporte cresceu 76,8%.

ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

(com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1785