EllaLink projeta cabo de 4,3 petabits entre Sines e Lisboa

Estratégia é reforçar ecossistema de data centers em Portugal. Previsão é de início de funcionamento em 2024.

A EllaLink anunciou nesta semana que pretende construir um novo cabo submarino entre Sines e Lisboa, em Portugal. O chamado sistema Olisipo é um complemento da instalação que tem um ponto em Fortaleza até a Europa, mas possui conectividade independente. A rota será de 110 km com  capacidade de 4,3 petabits.

De acordo com a empresa, o Olisipo foi concebido para ligar todas as landing stations (CSLs) internacionais em Portugal aos principais data centers da região. Desta forma, o novo cabo permitirá ligações às CSLs do Seixal e Sesimbra, além da área de Setúbal. 

A estrutura incorpora 288 fibras e será enterrada – método conhecido como ‘full burial strategy’ –, com blindagem completa e proteção extra da costa através do sistema HDD (Horizontal Directional Drilling) em Sines.

Estratégia

De acordo com o diretor da EllaLink no Brasil, Rafael Lozano, a empresa enxerga potencial em Portugal como principal porta de entrada de redes na Europa. 

“Igual Fortaleza (CE) é no Brasil, Portugal é um ponto muito estratégico do sistema  de rede submarina na Europa, porque está próximo dos quatro continentes, com quatro pontos de ancoragem. O propósito é conectar todos os sistemas,  de todos os continentes, em um único hub”, afirmou Lozano ao Tele.Síntese

O executivo da Ellalink destaca ainda que Portugal também está sendo visada na construção de data centers, a exemplo da Start Campus, que prevê o investimento de 3,5 bilhões na construção de um mega data center em Sines, com capacidade total de 450 Megawatts (MW).

Neste momento, a empresa está negociando parcerias para a construção. A previsão é de funcionamento em 2024.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10485