Elea Digital inaugura segundo data center em Porto Alegre

Nova unidade é resultante de compra de infraestrutura da TIM Brasil em 2022

Três semanas antes do previsto, a Elea Digital completou a primeira fase da implantação em hiperescala do seu segundo data center em Porto Alegre. Em setembro de 2022, a Elea comprou a instalação e construiu capacidade em um ponto de presença da TIM.

A nova instalação, localizada no 4º Distrito e denominada POA2, abriga o maior data center da região Sul do Brasil e, em plena capacidade, atingirá o tamanho de 7MW. É o segundo site da Elea Digital na cidade de Porto Alegre.

A unidade fica em um prédio seguro de 4 mil metros quadrados, próximo a uma subestação de energia, e já com vários dutos de fibra redundantes se aproximando do local. A expansão foi planejada para implantações de servidores de alta densidade elétrica.

O local vai hospedar edge points de agregação de presença de clientes internacionais e nacionais, segundo a empresa.

“Não é fácil entregar um novo local antes prazo neste ambiente desafiador, em tempos em que a cadeia de suprimentos é um pouco interrompida”, diz Alessandro Lombardi, presidente da Elea Digital.

A nova disponibilidade ajuda a região de Porto Alegre a atender uma demanda muito reprimida por espaço de colocation de data center e contribuirá para a digitalização da região Sul do Brasil. De acordo com o prefeito da cidade, Sebastião Melo, a inovação vai contribuir para o desenvolvimento do 4º Distrito. “É isso que queremos ao avançar no projeto do 4º Distrito e para outras regiões de Porto Alegre”, comentou na inauguração, nesta terça-feira, 7, o prefeito de Porto Alegre, Sebatião Melo.

Ricardo Gomes, vice-prefeito, complementou: “O segundo espaço [da Elea Digita] representa também um avanço na área da tecnologia e inovação, principalmente por estar localizada no Centro Histórico e Quarto Distrito, regiões que estamos desenvolvendo e revitalizando”, falou. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10376