Elea Digital anuncia expansão de 120 MW em São Paulo

O investimento de R$ 5 bilhões aumenta a capacidade da companhia na área metropolitana de São Paulo com foco em inteligência artificial e nuvem

Elea Digital Data Centers anuncia expansão de 120 MW em São Paulo

A Elea Digital  anunciou seu plano de expansão de 120 MW no estado de São Paulo. De acordo com a empresa, o estado representa atualmente cerca de 80% da demanda de carga de tecnologia da informação (TI) de todo o país.

O investimento feito pela empresa, de R$ 5 bilhões, engloba a aquisição de dois data centers na Grande São Paulo, nas regiões de São Bernardo do Campo e Barueri, o que permitirá que a companhia acrescentar mais de 100 MW de capacidade de energia ao seu portfólio. A aquisição ainda está em processo de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Um dos data centers que estamos adquirindo está no coração do antigo polo automobilístico brasileiro, em São Bernardo do Campo, onde gigawatts de energia já estão disponíveis”, explica Alessandro Lombardi, chairman da Elea.

Segundo a empresa, as instalações estão estrategicamente localizadas em áreas para recepção de conexão de cabos submarinos, o que possibilita a oferta de soluções de infraestrutura de TI de alto desempenho. A estrutura em Barueri está instalada no hub de data centers adjacente às infraestruturas de TI da Equinix, Campus Tamboré da Scala, além de sites da ODATA e Telefônica. Já o de São Bernardo do Campo, está situado a 30 quilômetros do data center da Elea estabelecido na capital paulista.

Após a aprovação do Cade, a Elea passará a ter nove data centers em seu portfólio. Os outros sete estão distribuídos em cinco das principais metrópoles do país. A empresa afirma que os dois novos empreendimentos vão operar com energia 100% renovável e com uma estrutura capaz de atender às crescentes necessidade de nuvem, inteligência artificial e clientes corporativos em larga escala. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10693