EAF conclui o lançamento do cabo subaquático da Infovia 04

A conclusão do lançamento do cabo de fibra óptica subaquático da Infovia 04 marca mais um avanço no programa Norte Conectado, ampliando a capacidade de conexão em regiões remotas da Amazônia
EAF conclui o lançamento do cabo subaquático da Infovia 04
Cabo subaquático da Infovia 04 | Foto: Divulgação

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) concluiu o lançamento do cabo de fibra óptica subaquático da Infovia 04, parte do programa Norte Conectado. A infraestrutura, que abrange 647 km, sendo 464 km de cabos subaquáticos, tem como objetivo proporcionar conexão de alta qualidade a quatro localidades nos estados do Amazonas e de Roraima: Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçú (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR).

A operação iniciou-se em 14 de agosto e foi concluída em 16 dias, com a implantação dos cabos ao longo dos rios Negro e Branco. A estratégia de navegação foi planejada levando em consideração os boletins de cheia e vazão dos rios. Havia preocupação em função da estiagem por que passa a região, mas o problema foi contornado.

“Realizamos a operação em duas etapas, reorganizando a ordem dos trechos para garantir que o lançamento fosse concluído antes que o nível dos rios se tornasse uma barreira. Essa abordagem foi fundamental para o sucesso da missão, e conseguimos finalizar a operação dentro do prazo previsto e em segurança”, afirma Antonio Parrini, diretor de operações da EAF.

Próximas etapas

Com a conclusão desta etapa, a EAF se prepara para iniciar as obras de implementação do cabo terrestre da Infovia 04. A próxima fase está prevista para começar nos próximos meses e envolverá a instalação de 132 km de cabos terrestres ao longo da BR-174. Estima-se que a obra tenha duração de aproximadamente 150 dias.

“Este avanço significativo representa um passo importante para o desenvolvimento socioeconômico das regiões beneficiadas, proporcionando um aumento expressivo na capacidade de conexão, com uma capacidade da rede de transporte que pode chegar a mais de 4Tbps em Boa Vista, uma melhoria de cerca de13 vezes superior à a capacidade atual”

Após a conclusão da infraestrutura terrestre, ocorre a ativação do backbone. O conjunto composto pelo Sistema de Transmissão Óptico (STO) e os sistemas de conexão da rede de acesso aos pontos de atendimento possibilitará implementar a rede de alta capacidade e qualidade. Os equipamentos instalados no interior dos Centros Móveis de Alta Disponibilidade (CMADs) são responsáveis pela iluminação do cabo e o tráfego de dados pela rede com capacidade de até 96 Tb/s.

A Rede Metropolitana estenderá a conectividade até os pontos de atendimento para a população. Isso inclui escolas, hospitais, praças públicas, unidades de saúde e de justiça, garantindo que os benefícios dessa infraestrutura de alta tecnologia cheguem diretamente à comunidade.

Edtechs 2024

Durante o Edtechs e as Escolas Públicas, promovido pelo Tele.Síntese, nesta última sexta-feira, 23, especialistas falaram sobre a expansão das infovias na Amazônia. Para eles, isso está se tornando um marco na conectividade do Brasil, especialmente nas áreas remotas da região Norte.

Além disso, também abordaram as implicações dessa infraestrutura para a educação e a inclusão digital na região. A implantação de redes de fibra óptica, aliada a outras tecnologias, está conectando comunidades antes isoladas, oferecendo novas oportunidades educacionais e econômicas.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10782