Destino do Fust será decidido pela equipe econômica, diz Kassab
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab falou hoje, 18, que o futuro do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) será decidido pela equipe econômica.
Ele participou da cerimônia de inauguração do anel óptico do NIC.br, em São Paulo. Questionado se o MCTIC procurava inserir a manutenção do Fust no PL do deputado Daniel Vilela (PMDB), Kassab respondeu: “É uma decisão econômica, não é setorial. Pertence ao governo e será coordenada pela equipe econômica, até porque existem outros fundos que estão contigenciados. Existe a necessidade da participação da equipe econômica”.
O desejo do MCTIC, porém, é claro. “Quem não gosta de mais recursos? O setor gostaria de ter mais recursos disponibilizados para que você possa num prazo mais curto trazer benefícios à população brasileira. Mas temos a consciência de uma conjuntura econômica difícil. Mesmo antes, quando a conjuntura não era tão difícil, os fundos já estavam com dificuldade grande de acesso, então imagine agora. Mas evidente que existe essa demanda por mais qualidade, o que requer mais investimento, e a liberação do Fust pode trazer investimentos adicionais”, completou Kassab.
O ministro diz ainda não ser possível definir uma data para quando o PL será aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado. Mas acredita que acontecerá neste semestre. “Podemos ter, ainda este ano, o projeto saindo da Câmara dos Deputados e indo para o Senado”, disse.
Novo presidente da Anatel
Kassab também definiu uma data para o governo enviar o nome de Juarez Quadros ao Senado. Segundo ele, isso acontecerá na semana do dia 29 de agosto. “O ex-ministro Juarez Quadros esteve ontem com o presidente Michel Temer, foi se apresentar, conversaram sobre o setor. E, depois de o nome ser encaminhado pelo governo, ele já me comunicou que vai fazer uma visita ao presidente do Senado, depois a senadores, para se preparar para a sabatina”, comentou.