Deputados limitam inclusão de consumidores em promoções

Norma atinge telecomunicações e demais setores de serviço. Texto define como “abusiva” a prática de ativar programas que geram custos ao usuário sem sua plena autorização.
Deputados aprova regras para inclusão de consumidores em promoções
(Crédito:Divulgação)

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que proíbe a inclusão de consumidores em promoções que geram custos sem que haja uma expressa autorização prévia dos mesmos. O texto agora segue para análise da Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa. 

Se aprovada, a norma vai impactar tosos os setores de serviço, incluindo telecomunicações. Antes de chegar na CDC da Câmara, a proposta já recebeu o aval do Senado Federal. Caso passe na CCJ, vai à decisão terminativa no Plenário. 

A matéria é de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), e garante a devolução dos valores descontados indevidamente do consumidor 

O que pode na inclusão de consumidores em promoções

Na CDC, o projeto de lei foi aprovado nos termos de um substitutivo do relator, deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ). A nova versão detalhou exceções à proibição. 

O texto define que não devem ser consideradas abusivas as inclusões dos usuários em programas que envolvem “a distribuição de prêmios, gratuita e sem imposição de qualquer ônus para o consumidor”.

O substitutivo também deixa claro que os usuários poderão exigir ressarcimento dos valores mesmo que o débito tenha ocorrido antes da manifestação de desistência da participação do programa, caso inclusão tenha ocorrido sem sua ciência.

Avatar photo

Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura de telecom nos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

Artigos: 1172