Deputados lançam Frente Parlamentar da Conectividade Rural
Deputados federais lançaram nesta terça-feira, 29, a Frente Parlamentar em Defesa da Conectividade Rural. Reunindo integrantes da bancada do agro e liderada pelo União Brasil, o grupo pretende estudar medidas legais que facilitem a inclusão digital no campo.
O presidente da frente é o deputado Murilo Gouvêa (União-RJ) que, neste ano, já solicitou em ofício ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a instalação de novas antenas e a ampliação do sinal de telefonia móvel e internet para a região do Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, incluindo o município de Itaperuna, onde já atuou como secretário de Governo e, inclusive, possui residência.
Em seu discurso, o parlamentar afirmou que “conhece de perto as deficiências do meio rural” e “todas as dificuldades com falta de estrutura logística e de pessoal” que a área enfrenta.
“A tendência do aumento da área conectada deve ser uma prioridade do governo, através de seus ministérios em apoio aos produtores rurais a visualizarem os benefícios de se utilizar bens e serviços conectados para ganhar eficiência, reduzir custos, desperdícios, facilitar manejos, proteger seu patrimônio, e principalmente usar as ferramentas digitais para melhorar a produção”, disse Gouvêa durante o lançamento.
Ainda de acordo com o deputado, a ideia é trabalhar em estreita colaboração com as autoridades competentes, especialistas em conectividade e agronegócios, empresas de telecomunicações, comunidades, associações e cooperativas.
“Nossa escolha veio da necessidade de criar meios e ações, no diálogo com o governo, para incentivar um modelo de negócios que faça a conectividade chegar ao pequeno e médio produtor”, afirmou o presidente da frente.
A frente possui 214 deputados federais e incorpora 70% da bancada do União. Há presença de diversos partidos, tanto da base, como da oposição. A vice-presidência é do deputado Geraldo Mendes (União-PR) .