Demissão em massa do Google atinge Brasil

Segundo informações do mercado, funcionários da empresa no Brasil já estão sendo desligados, mas, como sempre, o Google é muito pouco transparente em sua comunicação.

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Demissão em massa do Google, iniciada nessa terça-feira em todo o globo, chegou ao Brasil. Segundo informações do mercado, funcionários da empresa no Brasil já estão sendo desligados, sem acesso aos sistemas, mas, como sempre, a empresa é muito pouco transparente sobre a sua atuação nas subsidiárias fora da sede. Não se sabe o número de pessoas demitidas aqui nem quais seriam as condições trabalhistas.

A empresa divulgou apenas o seguinte comunicado:

“Todos os anos passamos por um processo rigoroso para estruturar nossa equipe para oferecer o melhor serviço aos nossos clientes do serviço de anúncios Ads. Mapeamos os clientes para as equipes especializadas e canais de vendas certos para atender às suas necessidades de serviço. Como parte disso, algumas centenas de funções em todo o mundo estão sendo eliminadas, e os funcionários afetados poderão se candidatar a vagas abertas na equipe ou em outro lugar no Google”, afirmou em comunicado oficial.

Dessa vez, o setor mais afetado foi o de vendas e marketing. No ano passado, a newsletter “The Information” já avisava que os planos da empresa seria o de demitir cerca de 30 mil funcionários em todo o globo, apenas do departamento de marketing, para investir mais em IA e machine learning.

Na semana passada, o Google anunciou que demitiria vários funcionários em suas unidades de Assistente de Voz, suas equipes de hardware responsáveis pelo Pixel, Nest e Fitbit, além de sua equipe de realidade aumentada.

No ano passado, também em janeiro, a empresa comunicava demissão em massa de mais de 12 mil trabalhadores que afetaram mais as equipes de engenharia e produtos . À época, o CEO da Alphabet, controladora do Google, Sundar Pichai, justificava as demissões devido a “realidade macroeconômica difícil e distinta”.

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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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