Credores da Oi concordam com a capitalização dos juros vencidos em março
Acordo entre Oi e credores prevê capitalização integral dos juros vencidos no fim de março, a fim de garantir liquidez à empresa durante a execução do plano de recuperação judicial
A Oi comunicou nesta segunda-feira, 24, que parte de seus credores concordou em capitalizar os juros com vencimento em 31 de março de 2025. A decisão inclui os juros sobre títulos com vencimento em 2027 e visa a preservação imediata da liquidez da operadora, que segue em recuperação judicial.
Com a operação, os juros serão incorporados ao valor principal da dívida. De acordo com comunicado enviado à CVM, a medida é necessária à continuidade do plano de recuperação judicial da empresa. A capitalização assegura melhores condições para sua “sustentabilidade financeira no longo prazo”, ressalta.
A capitalização abrange integralmente os juros incidentes sobre dois instrumentos financeiros específicos: as Notas Sênior Garantidas PIK Toggle de 10,000% / 13,500% com vencimento em 2027; e a 13ª emissão de Debêntures Simples da Oi.
A recuperação da Oi
A Oi encontra-se em sua segunda recuperação judicial desde março de 2023. A renegociação com credores é prevista no plano, assim como a venda de ativos realizada pelo grupo nos últimos meses. Neste ano, a Oi concluiu a venda da sua base de clientes de banda larga fixa em fibra para a V.tal, que por sua vez criou a Nio.
A Oi também fechou neste ano de 2025 a venda de sua base de assinantes de TV por assinatura para a Mileto Tecnologia. Pelo ativo, ganhou R$ 30 milhões. A venda se deu em leilão judicial ocorrido em 2 de fevereiro, e o contrato foi fechado ainda no mesmo mês, no dia 28. Na ocasião, a Mileto informou que manterá foco na distribuição de conteúdo, sem atuar diretamente no mercado de acesso de internet e banda larga. “Ao contrário, a empresa vê neste segmento uma grande oportunidade de parceria com provedores regionais e nacionais para levar seu conteúdo a novos públicos”, afirma.
Na próxima quarta-feira, 26 de março, a Oi vai divulgar os resultados do ano de 2024, nos quais vai atualizar o tamanho atual do passivo e da necessidade de caixa.