CPQD lança nova versão da plataforma dojot

Batizado de Defendu, na nova versão foram reformulados os serviços de integração da plataforma com dispositivos IoT e de emissão de certificados digitais para dispositivos

O CPQD está lançando uma nova versão da plataforma de código aberto dojot, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) voltadas à realidade brasileira. Batizada de Defendu, a nova versão agora está disponível em um novo modelo de licenciamento, a licença Apache.

“A mudança para o modelo Apache, que é uma licença permissiva de software open source, atende uma demanda das empresas interessadas em utilizar a dojot”, explica Rafael Augusto Scaraficci, coordenador técnico do projeto da plataforma no CPQD. Isso porque, segundo ele, o modelo fornece maior flexibilidade de uso.

Scaraficci conta que o serviço de integração da plataforma com dispositivos IoT foi refeito, com foco na escalabilidade e segurança. “Foram feitos testes em laboratórios com mais de 100 mil conexões simultâneas e seguras”, disse. Houve, também, a reformulação do serviço de emissão de certificados digitais para dispositivos.

A Defendu conta com uma nova aplicação de dashboard customizável, que permite o ajuste da visualização dos dados às necessidades de cada caso de uso. Lançada em 2017, a plataforma dojot nasceu como uma proposta open source brasileira. A plataforma é utilizada para desenvolvimento de soluções em IoT. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10999